CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

INCÊNDIO ATINGE FAZENDA E RESERVA DE MATA NATIVA EM TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8 e Faz Tamboril Agronegócio LTDA.
23/06/2019 - 15:00

Um incêndio tomou conta de uma fazenda que fica no quilômetro 10 da Rodovia  TO 296 que liga Talismã a Jaú do Tocantins na noite da última sexta-feira(21), mas foi detectado no dia seguinte, durante o monitoramento.

A Defesa Civil, detectou o incêndio, tentou contato com a Fazenda Tamboril Agronegócio LTDA, e como não houve resposta, fez o deslocamento ate o local, mas como não havia ninguém fazendo o combate, dirigiu até a sede, onde também não havia ninguém, diante do resultado, foi ao retiro onde encontrou um funcionário que estava de folga, ao ser questionado sobre o incêndio, ele informou que havia percorrido a área e comunicou a gerencia da propriedade. Tambem forneceu as imagens registradas do fogo durante a noite. De posse da informação refez a linha do fogo e na área havia um aceiro de emergência que já havia sido construído para conter um outro incêndio que havia acontecido na região anteriormente, essa barreira poderia conter o fogo, mas uma área de 10 hectares poderia ser queimada e foi o que aconteceu. Esse ponto já era considerado de risco no mapeamento realizado anteriormente.

A suspeita é que um usuário da via e que estava acampado na margem do Rio Cana Brava e de forma premeditada provocou o incêndio, tendo em vista que os dois incêndios ocorridos no município até agora foram na mesma fazenda e na mesma região, tanto que as áreas queimadas desta vez se juntaram. Devido aos aceiros não houve a intervenção dos brigadistas para combater o incêndio.

Ressaltando que o Município de Talismã já registrou nesta temporada 22 Registros de Ocorrência de Incêndio,  mas apenas duas foram Incêndios as demais são queimadas.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.