CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

REDE ELÉTRICA PROVOCA DOIS INCÊNDIOS FLORESTAIS EM TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
09/09/2018 - 11:00

Rede elétrica foi a causa de dois grandes incêndios florestais no município de Talismã, em um intervalo de menos de dez dias, na mesma região e em uma distancia de aproximadamente 03 Km de um ponto no outro. Um teve inicio por volta de 09h30min do dia 28/08/2018 e o outro ao meio dia do dia 02/09/2018.

O primeiro incêndio aconteceu na Fazenda Facão/Shimitz, onde um curto circuito aconteceu no cabo que parte do transformador e liga ao padrão. As faíscas caíram na pastagem e o fogo atingiu na sequencia Fazenda Caju Mata,  Fazenda Tema e Fazenda Vanda Vale. O incêndio durou 04 dias e destruiu aproximadamente 881 hectares e não houve a participação da Brigada Anjos da Selva, mas a Defesa Civil Municipal esteve duas vezes ao local para acompanhar os trabalhos. A brigada foi dispensada com argumentos que os envolvidos conseguiria resolver o problema com uso de maquinas agrícolas.

Segundo incêndio teve origem em um dos retiros da Fazenda Explanada, o fogo partiu também das faíscas geradas pelo curto circuito que rompeu um dos cabos de alta tensão e se alastrou por mais três propriedades vizinhas. O incêndio prosseguiu por 03 dias e destruiu  341 hectares e houve a intervenção da Brigada Anjos da Selva e de uma equipe da Energisa enviada para apoiar os voluntários que estavam realizando o combate.

A Defesa Civil Municipal alerta também para o risco de realizar queimadas, pois o fogo pode comprometer o abastecimento de cidades inteiras. E para provocar curtos-circuitos não é necessário que as chamas encostem na rede, basta o calor das queimadas para provocar o rompimento de um cabo.

Não é necessário que o fogo esteja pegando no poste, ou na torre metálica, ou no cabo, a fumaça, por ser densa, ou o calor, ioniza o campo elétrico próximo ao cabo. Isso pode fazer com que ocorra um fenômeno chamado arco voltaico, que é um curto circuito. É aí onde ocorrem as oscilações de energia.

Dicas para evitar danos às redes elétricas:

  • Não realize queimadas em áreas próximas às redes elétricas;
  • Procure fazer "aceiros" para controlar o fogo;
  • Respeite a "faixa de servidão" ao realizar o plantio;
  • Não solte balões. Além de ser proibido por lei, o balão provoca incêndios;
  • Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro nas matas ou em acostamentos das rodovias. Muitos incêndios surgem desse ato;
  • Ao identificar um foco de incêndio, avise a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros ou a Policia Militar. Se for às margens de uma rodovia, ou próximo de uma rede elétrica avise também a Energisa;
  • Não faça queimadas sem autorização do Naturatins.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.