CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

BRIGADISTAS DA BRIGADA ANJOS DA SELVA REALIZAM QUEIMA CONTROLADA NAS MARGENS DA BR 153

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
07/06/2018 - 11:00

Em razão do período de estiagem, a Defesa Civil por meio da Brigada Anjos da Selva,  realizou na tarde da ultima segunda-feira, 04, uma queima controlada às margens da BR 153 sentido Alvorada, a pedido da Fazenda Aprazivel (Agropecuária Guarani).

A ação faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que busca equilíbrio de aspectos ecológicos, sociais e econômicos das comunidades locais, aliados a técnicas de prevenção e combate ao fogo. Com enfoque na conservação da biodiversidade e proteção do clima.

Para o Coordenador Municipal de Defesa Civil, João Carlos Lopes, esta prática é uma estratégia para evitar o incêndio florestal. Ele explicou que caso alguém necessite do serviço, o interessado deve fazer o agendamento na Defesa Civil, esta ação também é chamada de aceiro negro. Isso porque, do lado da propriedade já foram feitos os aceiros. Assim, o fogo não passa para a área da Fazenda. A outra coisa importante é porque os brigadistas agem com segurança no controle das chamas”, argumentou.

Desde 2010 a Defesa Civil vem atuando com apoio de brigadistas da Brigada Anjos da Selva. A queima controlada é uma maneira de prevenir as queimadas descontroladas que ocorrem criminalmente ou por acidente, devido as grandes plantações de soja na região, existe a necessidade de manter a palhada como cobertura do solo. “O fogo acaba com as flores, sementes e frutos. Além da fumaça que prejudica muito a saúde.

O Grupo Raiz da Terra iniciou suas atividades em Talismã oficialmente em 02 de janeiro de 1998, na época formou um grupo de ambientalistas dentro da instituição chamado de Grupo Ecológico de Talismã (GETA), o que hoje é a Brigada Anjos da Selva.

O Município de Talismã é sempre preocupado com a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológica, e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica e para aprimorar os trabalhos implantou o Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira, uma área de proteção integral.

Valendo ressaltar que esta ação é inerente a semana do meio ambiente e faz parte do processo do ICMS-Ecologico do municipio de Talismã. Outra coisa importante nesta ação é a sinalização da via, para evitar acidentes.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.