
PREFEITURA DE TALISMÃ E DE ALVORADA REÚNEM CATADORES PARA IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA
Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
01/06/2017 - 18:00
A Prefeitura Municipal de Talismã e de Alvorada firmou parceria com o Grupo Raiz da Terra para implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos nas duas cidades. Duas reuniões foram realizadas em Talismã sendo uma no dia 21/05/2017 e a outra no dia 30/05/2017 e em Alvorada outras duas reuniões foram realizadas também, uma aconteceu no dia 17/05/2017 e a outra no dia 31/05/2017, para definir diretrizes do processo de implantação da coleta seletiva em cada município.
A ideia é garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável. Em Talismã existem cerca de 06 catadores e 03 usuários de recicláveis. Na cidade de Alvorada existe um numero maior, onde 16 catadores trabalham no município. Eles foram convocados e participaram das palestras com orientações para que o projeto seja implantado nas cidades. Eles receberam as informações com relação a questões ambientais, administrativas e jurídicas para formar uma associação ou cooperativa e poderem explorar a atividade na sua cidade com o apoio do poder publico municipal. Também foi oferecida a oportunidade de se filiar ao Grupo Raiz da Terra e neste caso um departamento seria implantado para atender a demanda dos catadores.
Os temas discutidos foram assuntos técnicos como a compostagem de lixo orgânico, o tratamento correto de resíduos sólidos, a assessoria jurídica para a formação do grupo de catadores e outras questões. O Grupo Raiz da Terra com apoio da Prefeitura de cada uma das cidades vai fazer todo este acompanhamento com os catadores.
Em Talismã os catadores preferiram filiar-se ao Grupo Raiz da Terra (Associação Anjos da Selva). A Prefeitura irá ceder o espaço para construção do galpão, a prensa e a balança necessárias para o trabalho, e os Equipamentos de Proteção Individual para eles. O Município de Talismã, por meio do Grupo Raiz da Terra irá fornecer em caráter de urgência um balcão móvel de classificação e seleção dos materiais recicláveis, que poderá ser puxado por um trator ou até mesmo por um carro.
Já os catadores de Alvorada decidiram por fundar a sua própria associação e neste caso o Grupo Raiz da Terra ficou responsável em acompanha-los na reunião de fundação, eleição, posse e na produção do estatuto social e também com oficio ao cartório solicitando o registro da associação. Após a entrega deste processo, os associados darão continuidade nas ações de oficialização da instituição.
De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil e Meio Ambiente João Carlos Lopes, o trabalho conjunto vai garantir uma fonte de recurso estável para os catadores. “Isto vai garantir o sustento deles. Com a criação da associação ou cooperativa, eles serão profissionais reconhecidos, tendo a possibilidade de conseguir recursos de programas federais, como o Pró-Catador, que estando autônomo não consegue. Também estarão evitando os atravessadores e sucateiros, que desvalorizam o trabalho dos catadores. Por meio desta parceria, eles também ganham visibilidade na cidade porque as próprias prefeituras colocarão à disposição suas estruturas para fazer com que o material chegue até eles, esse material tem um valor agregado porque vem separado, sem contaminação, e ainda nós podemos fazer a ponte para vender o material reciclável diretamente à indústria, o que sozinhos eles não conseguem, claro, se eles quiserem nossa ajuda”, disse.
Com relação à questão ambiental, os benefícios são enormes, já que a população deixará de depositar o lixo na rua de forma inadequada. Um trabalho educativo será realizado para que as pessoas separem o lixo para a coleta seletiva. As escolas e órgãos de cada Prefeitura terão que fazer a separação dos resíduos.
Até 2021 os municípios em questão terão que destinar corretamente todo o lixo produzido, evitando os lixões, conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Algumas questões ainda estão sendo definidas. Deve ser criado o Estatuto Municipal do Catador e estes profissionais vão receber um trabalho ainda maior de capacitação. “É um investimento alto que precisamos fazer para processarmos o nosso lixo da maneira certa”, disse o coordenador João.
A prefeitura de Talismã já vem realizando ações para tentar solucionar o problema do lixo na cidade. O próximo passo será a mudança do horário de coleta do resíduo solido urbano, a divisão da cidade por zonas e a intensificação do trabalho. Tambem irá ser trabalhado a educação ambiental pela Radio Talismã FM 87,9 e pelo Portal www.talisma-to.com.br e pelo site da prefeitura e da câmara municipal de Talismã. As redes sociais serão outras ferramentas de apoio.
REUNIÃO EM ALVORADA DIA 31/05/2017








REUNIÃO EM TALISMÃ DIA 30/05/2017



|