CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

INCÊNDIO DESTRÓI DEZENAS DE HECTARES DE VEGETAÇÃO EM TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
02/09/2017 - 11:00

Por volta das 16 horas de ontem (01), durante o monitoramento realizado pelo contato visual, um grande incêndio foi detectado a Leste da Cidade de Talismã, A Defesa Civil entrou em contato com as Fazendas parceiras, mas todas daquela região não puderam confirmar a localização exata do fogo, então uma equipe da Brigada Anjos da Selva se deslocou para fazer o reconhecimento e possível combate.

Seguindo pela TO 296, a equipe se deparou com o primeiro foco, que partiu da margem esquerda da  rodovia – sentido Talismã – Jaú do Tocantins na altura do KM 16, mas um outro foco acontecia mais a frente e no Km 23, o fogo estava nas duas margens da estrada. O fogo em ambos os focos atingiram as propriedades do lado. Em ambos os casos o incêndio tem característas semelhantes, ou seja, de origem criminosa e há possibilidade de ser praticado pela mesma pessoa.

No Km 16, o fogo iniciou bem próximo ao meio fio e seguiu de leste para oeste e os moradores da propriedade vizinha, são pessoas idosas e não tiveram condições de fazer o combate, mas os familiares já haviam sidos informados e que cuidaria do combate, após fazer as orientações e colocarem a disposição, foram para a próxima fazenda a qual poderia ser atingida na sequencia. Horas mais tarde o proprietário da fazenda que poderia ser atingida ligou afirmando que o fogo havia sido controlado.

Segundo foco – Km 23, as propriedades atingidas estavam trabalhando no combate e a equipe percorreu a área e como o fogo estava fácil de ser finalizado, os brigadistas foram dispensados, mesmo assim permaneceram de plantão. A região é considerada de alto risco de incêndio, uma vez que já foi atingida varias vezes.

Destruição

A Defesa Civil,  não se sabe as causas do incêndio florestal. Durante visitas às áreas devastadas, era possível perceber de longe a grande nuvem de fumaça causada pelo fogo. Próximo ao local, o calor escaldante do sol em conjunto com as chamas, aliado ao barulho do material seco queimando e o cheiro forte da fumaça, causava em todos uma rápida sensação de desconforto. O fogo destruiu dezenas de hectares nas duas ocorrências.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.