CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

GRANDE INCÊNDIO DEVASTA ÁREA DE 60 HECTARES DE VEGETAÇÃO NATIVA E PALHADA DE SORGO EM TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
12/10/2017 - 15:00

Um incêndio de grandes proporções devastou cerca de 60 hectares da vegetação nativa e palhada de sorgo, na Fazenda Onça Branca Município de Talismã. O sinistro teve início por volta das 11h00min e só foi contido no começo da noite da ultima segunda-feira, 09. Trabalharam diretamente no incêndio 14 pessoas.

A Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA por volta de 11h34min, acionou a Defesa Civil que imediatamente enviou brigadistas para apoiar no combate as chamas e assim que chegou ao local a Fazenda colocou a disposição suas maquinas, equipamentos  e pessoal para combater as chamas.

No combate foi utilizando a técnica da ViCaRoZe. Na sequência a Fazenda Agropecuária Guarani, enviou funcionários e mais um caminhão pipa. Já estavam sendo usados dois tratores com grande, um caminhão pipa, uma pá carregadeira, uma F 4000, 02 motocicletas e dois veículos leves, incluindo a viatura da Defesa Civil. A Defesa Civil assumiu a coordenação das ações. Foram organizadas duas frentes de trabalho, a primeira mecanizada (trator com grade e Pá carregadeira), responsável pelo aceiro, à segunda de ataque direto com o caminhão pipa, mas devido ao horário, a umidade relativa do ar, temperatura, posição e velocidade do vento, a situação requeria resposta rápida e bem planejada. 

O Caminhão seguia a área do aceiro e fazia o combate às chamas. Após controlar a situação na cabeça do fogo a equipe foi apoiar a fazenda vizinha, porem o vento aumentou a intensidade, houve ignição e as chamas saltaram o aceiro principal e entrou novamente na área de preservação permanente e seguiu de leste para oeste, a Defesa Civil recebeu um chamado em Talismã, a equipe partiu e a Fazenda assumiu o combate mecanizado e conseguiu conter o fogo.

Foram consumidos 45 hectares de Área de Preservação Permanente e 15 hectares de palhada de sorgo. A Fazenda Tamboril Agronegócio LTDA, ficou responsável pelo rescaldo do dia seguinte, ou seja, do dia 10/10/2017.  Incêndio de origem desconhecida.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.