CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

MUNICÍPIO DE TALISMÃ E GRUPO RAIZ DA TERRA PARTICIPAM DA CONSULTA PÚBLICA PROMOVIDA PELA SEMARH EM GURUPI

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
10/03/2017 - 13:00

O Município de Talismã e o Grupo Raiz da Terra, participam da última consulta pública para a elaboração da nova Lei de incentivos a Serviços ambientais e da reformulação da Política Estadual de Mudanças Climáticas que ocorreu na ultima quinta-feira, 09, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi, com a apresentação do contexto da iniciativa do projeto de lei e um panorama nacional e internacional abrangendo a importância para o Tocantins. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

Representantes de diversas categorias da sociedade civil foram apresentados aos resultados decorrentes dos diagnósticos jurídicos e técnicos, além do avanço para o Tocantins no âmbito do desenvolvimento econômico sustentável, da conservação ambiental e de qualidade de vida. Na primeira edição realizada em Palmas a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira disse: “Trabalhamos com questão analisadas no micro e no macro, ou seja, o que o mundo está propondo em termos de desenvolvimento econômico, aliado com a sustentabilidade. Mas não adianta executarmos uma agenda ambiental se não tivermos leis consolidadas”.

Por isso, segundo a gestora estadual, a consulta pública acontece para que o processo tenha a participação de todos e o Estado possa atender uma demanda global. “Mais uma vez estamos trabalhando de forma colaborativa e aberta. É uma questão de relevância, pois o objetivo é garantir a conservação aliada à produção sustentável e o resultado é a promoção do desenvolvimento econômico”, afirmou Meire Carreira.

O consultor jurídico Ludovino Lopes, que explanou sobre o panorama nacional e internacional, ressaltou que o Tocantins pode se valorizar após a solidificação da Lei de incentivos a Serviços ambientais. Em suas elucidações, Lopes ressaltou que muito em breve o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) incluirá no Produto Interno Bruto (PIB) do país as contas econômicas ambientais, o que tornará o Brasil mais valorizado.

A consulta pública em Gurupi foi a última de três encontros que trataram do tema no Tocantins e teve início em Palmas (dia 06), seguindo para, Araguaína (08), finalizando na última quinta-feira, 09, no munícipio de Gurupi. Após a realização das três consultas públicas, os próximos passos serão consolidar as informações e agregá-las à minuta das políticas que, após concluída, será enviada aos membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) e para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) para avaliações e contribuições.

Ver também:

Serviços ambientais é o principal tema de consulta pública promovida pela Semarh.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.