CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

BRIGADISTAS DA BRIGADA ANJOS DA SELVA REALIZARAM QUEIMA CONTROLADA EM FAZENDA NO MUNICÍPIO DE TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
17/06/2017 - 19:00

Em razão do período de estiagem, a Defesa Civil de Talismã, por meio da Brigada Anjos da Selva, realizou nos dias 15 e 16 de junho mais uma queimada controlada e desta vez foi na Fazenda Agua Bela Município de Talismã. O serviço foi executado por 08 brigadistas e contou com apoio do Trator Hercules. A fazenda também forneceu 03 funcionários, uma pik up strada 1.4 e um trator com tanque. Tudo aconteceu dentro do esperado.

A ação faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que busca equilíbrio de aspectos ecológicos, sociais e econômicos das comunidades locais, aliados a técnicas de prevenção e combate ao fogo. Com enfoque na conservação da biodiversidade e proteção do clima.

Para o 1º Tesoureiro do Grupo Raiz da Terra e Gerente da Fazenda Água Bela - Marconi Machado Pereira, esta prática é uma estratégia para evitar o incêndio florestal. Ele explicou que inicialmente é realizado a construção do aceiro, que pode ser o aceiro convencional, o aceiro negro e outra novidade da brigada Anjos da Selva é o aceiro úmido, que é realizado pelo Trator Hercules de propriedade da Brigada, o processo é a pulverização de agua no entorno da área a ser queimada e na sequência ateia fogo na área desejada, este método é muito eficaz para área de brachiaria humidicola e Capim Quicuio, mas existe caso que feita a roçagem do mato, que às vezes chega até 5 metros de altura. “Como aqui na região a corrente de vento está de leste para oeste, nós colocamos fogo contra o vento e depois a favor do vento. Isso porque, os brigadistas agem com segurança no controle das chamas”, argumentou.

A Brigada Anjos da Selva vem atuando no Município de Talismã desde 1997, mas se popularizou no Estado a partir de 2010, onde atuou em Jaú e Peixe, a pedido da Defesa Civil Estadual. A queima controlada é uma maneira de prevenir as queimadas descontroladas que ocorrem criminalmente ou por acidente, devido as grandes plantações de soja na região, existe a necessidade de colocar em pratica o Plano de Contingencia do Município de Talismã. O fogo acaba com as flores, sementes e frutos e falando em frutos a Cidade realiza no fim da primeira quinzena de outubro o Festival do Pequi e desta forma a defesa destas arvores é fundamental para o sucesso do Evento. Além da fumaça que prejudica muito a saúde. É preciso cuidar do meio ambiente para melhorar o ar e sempre manter a flora e a fauna preservadas.

Mais informações: (63) 3385 – 1246 – Plantão: (63) 98473 – 1148. 

Apoio Rádio Talismã FM 87,9

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.