CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

CONTRA INCÊNDIOS, DEFESA CIVIL DE TALISMÃ FAZ QUEIMA CONTROLADA

 

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
04/06/2017 - 11:00

A Defesa Civil de Talismã promoveu na tarde da ultima sexta-feira (02) uma queima controlada nas margens da BR 153 a pedido da Fazenda Agropecuária Guarani, onde dois brigadistas da Brigada Anjos da Selva executaram o serviço. Motoristas relatavam desde as 16h30 haver uma coluna de fumaça próxima ao Posto Canoeiro no Município de Talismã.

A atividade terminou por volta das 20h. A umidade do ar no momento era de 20%, e a velocidade do vento ara de 05 km/h, direção do vento  Leste – Oeste.

Imagens aéreas feitas pelos Brigadistas mostram toda a ação e a névoa provocada pelo fogo. A medida é adotada para evitar que incêndios florestais se alastrem e atinjam grandes proporções. A situação é comum durante a seca, que acontece entre os meses de maio e junho, uma vez que as queimadas controladas no sul e sudeste do Estado são proibidas nos meses de  julho, agosto e setembro.  

Queima controlada ou prescrita consiste na aplicação do fogo na vegetação nativa ou exótica, sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo mantenha-se confinado em uma determinada área e ao mesmo tempo produza uma intensidade de calor e velocidade de espalhamento desejável aos objetivos do manejo.

O Decreto 2661 de 8 de julho de 1998 em seu artigo 2º permite o emprego do fogo em práticas agropastoris e florestais, mediante queima controlada desde que sejam observadas as normas e condições estabelecidas pelo Decreto.

O Monitoramento remoto da Defesa Civil de Talismã teve inicio no dia 01 de junho e segue até o dia 01 de novembro. Durante o trabalho foi detectados um numero elevado de foco de calor no município, onde o Satélite de referencia detectou dois focos de 01 de janeiro a 03 de junho e utilizando todos os satélites foram detectados no mesmo período o total de 82 focos, um numero preocupante.

Os interessados nos serviços da Brigada Anjos da Selva da cidade de Talismã poderão entrar em contato pelo Fone: (63) 8473 -- 1148 e (63) 3385 -- 1246 -- E mail: defesacivil@talisma-to.com.br visite o site www.talisma-to.com.br e conheçam o nosso trabalho.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.