CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

TALISMÃ LANÇA CAMPANHA ‘FIQUE LIGADO NA DEFESA CIVIL’

ASCOM/GRUPO RAIZ DA TERRA
05/01/2015 - 16:00

Ações em prol da Comunidade Talismãense sobre os fatores de risco e desastres no município integram a campanha educativa “Fique Ligado na Defesa Civil”, será lançada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Talismã no dia 22 de janeiro, em evento realizado na sede da Associação Anjos da Selva (Grupo Raiz da Terra), no Centro da cidade. A iniciativa visa envolver a sociedade civil no trabalho governamental de prevenção aos desastres  naturais e antrópicos.

As principais novidades da campanha estão relacionadas ao trabalho de sensibilização dos moradores da zona rural e urbana com uso da unidade volante do Grupo Raiz da Terra com a entrega de materiais educativos, exibição de vídeos, simulados e a capacitação de voluntários dessas localidades. O grupo vai atuar junto ao poder público municipal nas ações de prevenção na cidade e no campo. O trabalho será sendo coordenado pela Defesa Civil Municipal e pela Associação Anjos da Selva. 

A primeira etapa da campanha ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro (após o inicio do ano letivo dos alunos da rede publica municipal), com a capacitação dos novos integrantes dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudec’s). A equipe, que passará a atuar no Distrito de Vila União, PA – Fortaleza I, PA- Itimirim, PA- Nova Canaã II, PA – Talismã e na cidade de Talismã, serve de elo entre a comunidade e a Defesa Civil Municipal na propagação de medidas eficazes voltadas à redução de ocorrências nas duas estações climáticas que ocorrem no município, sendo uma  chuvosa (de Outubro a Abril )  e a outra seca  (de Maio a Setembro).

O Coordenado Municipal de Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes destaca a importância do engajamento da população nesta tarefa. “Estaremos cumprindo mais uma proposta estabelecida no nosso Plano de Ação 2015, com aperfeiçoamento e a criação dos Nudec’s. Essa é uma parceria extremamente relevante para o fortalecimento da relação entre o poder público e as pessoas, afinal, estamos humanizando o processo com a colaboração de quem mais precisa”, frisa.

Cada localidade terá seis representantes nos Nudecs. Eles serão eleitos nos encontros que serão realizados nas escolas e sede das associações do município. Além de servir como agentes multiplicadores do conhecimento, os voluntários vão ter a oportunidade de acompanhar a execução das ações nas localidades onde residem. A população em geral também pode colaborar ou requisitar os serviços da Defesa Civil em suas propriedades, através do Plantão (63) 8473 – 1148, pessoalmente na sede e na Radio Talismã FM 87,9 (Programa Show da Manhã Edição Especial de Sábado no horário das 07:30 as 10:30), Av. Rio Formoso S/Nº - Centro – Talismã – TO.

O Coordenador da Defesa Civil, João Carlos Lopes, mesmo de férias já iniciou neste domingo (04), os preparativos para a primeira etapa da campanha com atualização do Plano de Contingência e visita as áreas consideradas de risco para orientar e distribuir os impressos educativos entre os moradores. A Praça da prefeitura foi escolhida por Carlos para ser realizada a abertura da campanha, onde os brigadistas vão realizar simulações adversas. Também será montado um Posto de Comando da Defesa Civil, onde os técnicos e brigadistas serão abrigados.

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.