CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

TEMPORADA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS TERMINA COM BALANÇO TRÁGICO

João Carlos Lopes
16/11/2014 - 10:00

A Defesa Civil de Talismã, declarou no ultimo sábado (15) o fim da temporada de incêndios 2014. Foram queimados aproximadamente 7.000 (sete mil) hectares de área, somando 216 Registros de Ocorrências de Incêndios no Município, mas apenas 29  ocorrências foram de fato incêndios florestais, o que resultou na destruição de 1.220 hectares de área de pastagens e florestas nativa. O maior numero de registro da história do município. Ninguém foi preso, ferido gravemente e também não teve vitima fatal.

O primeiro incêndio aconteceu em 05 de maio e o ultimo no dia 28 de outubro, sendo que normalmente setembro é o vilão das ocorrências, mas em Talismã foi o mês de outubro com 10 registros de incêndios florestais.

Os Brigadistas de Talismã atuaram este ano sem apoio direto do Corpo de Bombeiros, uma vez que a Defesa Civil Estadual e a 4ª Cia de Bombeiros de Gurupí sempre apóia quando solicitado, mas em 2014, não houve a necessidade de atuarem juntos. O Grupo Tragsa Brasil com sede em Palmas, ofereceu apoio ao Grupo Raiz da Terra com pagamento de 02 brigadistas para atuarem no município e o contrato encerrou na sexta-feira (14), onde o Brigadista Wanderson Alves dos Santos, foi a Capital para fazer os acertos. O brigadista Dyeisson  Taryk Alves dos Santos, pediu desligamento antes do tempo previsto, porque recebeu uma proposta de emprego fixo na Fazenda Tamboril Agronegócio LTDA, onde o mesmo permanece como operador de maquina agrícola.

 A Associação Anjos da Selva (Grupo Raiz da Terra), foi agraciada com os dois brigadistas pagos pelo Grupo Tragsa Brasil, graças a parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, Defesa Civil Estadual e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável... (Semades).

Histórico:
2009 –16 Registros de Ocorrência de Incêndio, queimando quase 40% do Município, o que significa uma área queimada imensa.

2010 –32 Registros de Ocorrência de Incêndio, aumentando o numero, mas diminuindo a área

2011 – 83 Registros de Ocorrência de Incêndio, diminuindo na metade a área queimada em 2009, excelente resultado.

2012 – 66 Registros de Ocorrência de Incêndio, diminuindo em numero em relação a 2011, mas aumentou a área queimada, mas com uma diferença importantíssima, no ano anterior a área foi queimada sem controle e em 2012, a maior área queimada foi queima controlada para substituição de cultura, ou seja, de pastagem para plantio de soja. A expectativa de 2013, foi alcançada no que diz respeito à área atingida, os fatores que contribuíram foram: os produtores investiram na proteção para evitar a perda de nutrientes adicionados ao terreno. E a Defesa Civil Municipal realizou investimentos no combate as queimadas. E incentivou a construção de aceiros. Também os aceiros negros usados nas áreas de domínios das rodovias que cortam o Município.

2013 -  136, Registros de Ocorrências de Incêndios, 06, foram de fato incêndios florestais, as demais queima controlada.

2014- 216 Registros de Ocorrência de  Incêndio, sendo na verdade 29 incêndios florestais, um aumento recorde,  o numero aconteceu em virtude de grande área desmatada no município a maior de todos os tempos. O município está sendo transformado de Pecuária e Agricultura para Agricultura e Pecuária, pois o rebanho anterior era de 120.000 bovinos e este ano o numero caiu para 83,934 cabeças isto mostra a mudança de atividade em Talismã. 

O Grupo Raiz da Terra, agradece a cada parceiro, que de uma forma ou outra muito contribuiu para o sucesso deste trabalho, que foi executado com amor, dedicação, ousadia e talento da equipe.

Quem investe em Aceiros, evita os prejuizos!!!

BAIXE AQUI O RELATÓRIO FINAL DA TEMPORADA DE INCÊNDIO FLORESTAL 2014

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.