
Ascom/Grupo Raiz da Terra
09/11/2014 - 11:00
O Ministério da Integração Nacional (MI) realizou no período de 04 a 07 de novembro, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram reunidas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, com o objetivo comum de escolher 40 propostas para aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, as quais foram analisadas e aprovadas pelos delegados de todas as regiões do Brasil. O evento foi presidido pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e marcou a conclusão do processo conferencial iniciado em novembro de 2013.
Na abertura do evento foi entregue a MEDALHA DA DEFESA CIVIL NACIONAL. A Condecoração é uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como serviços relevantes aos afetados por desastres, e o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, foi condecorado, no grau de CAVALEIRO sob o numero 26. As condecorações aconteceram levando em conta as seguintes categorias: Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.
A conferência potencializou as ações de prevenção em andamento, além de aproximar entes de governo, da sociedade civil e que também trouxe à tona os pedidos dos diferentes segmentos participantes - agentes de Defesa Civil, comunidade científica, representantes de conselhos e da sociedade civil. Durante o processo conferencista no Brasil, mais de 30 mil pessoas estiveram envolvidas, direta ou indiretamente, de 460 conferências municipais/ intermunicipais, 25 estaduais, 18 livres e uma virtual.
Metodologia:
Foram apresentadas 425 propostas de princípios e diretrizes resultantes da sistematização das 1.439 sugestões provenientes das etapas preparatórias, atendendo uma metodologia que proporcionou a realização de grupos de trabalho e plenárias temáticas. Ambos foram divididos de acordo com os quatro temas centrais da 2ª CNPDC. Foram eles: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
Os trabalhos durante os quatro dias de evento foram coordenados pela Comissão Organizadora Nacional da conferência (CON). O trabalho seguiu conforme o Regimento Interno Nacional, aconteceu a partir de três possibilidades: Delegados (natos, eleitos e indicados), com direito a voz e voto; Convidados, com direito a voz, mas sem direito a voto e; Observadores sem direito à voz e voto.
Ao final dos debates, foram eleitas as prioritárias: dez princípios e 30 diretrizes que passaram a contribuir na implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12). As propostas também passaram a subsidiar a criação de projetos de lei e políticas locais, influenciando diretamente nas decisões em proteção e defesa civil no Brasil.
A Delegação do Estado do Tocantins esteve unida o tempo todo e o popular Paraíba da cidade de Colinas do Tocantins foi destaque da turma, trazendo humor e prestando serviço social aos colegas. O Capitão Diógenes assumiu a posição de pai adotivo dos Tocantinenses, sempre atento com grupo, orientando e sanando as duvidas da equipe. Da cidade de Talismã, foram para Brasília: João Carlos Lopes e Raimundo Coelho Neto. O Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado do Tocantins Tem. Cel. QOBM, Carlos Eduardo de Souza Farias e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, decidiram ficar em grupo separado para que as experiências tocantinenses fossem repassadas a outras localidades.

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>
CAPITÃO NILTON - 10/11/2014 ÁS 10:00:15
João Carlos,
Parabéns por esta homenagem recebida.
Um reconhecimentos que considero até tardio,
mas que chega para coroar um trabalho marcado pela extrema dedicação
e comprometimento como as Missões de Defesa Civil no Estado do Tocantins.
Principalmente aquelas voltadas a Proteção do Meio Ambiente e a Vida.
Resp.
Capitão Nilton |