CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

 

 

DEFESA CIVIL MINISTRA CURSO DE BRIGADISTAS EM TALISMÃ

Jacson Bertolino Dourado
03/06/2014 - 10:00

No período de 30 de maio a 01 de junho, foi realizado na cidade de Talismã o Curso de Brigadista Florestal ministrado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Projeto Assentamento Fortaleza I, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Administração. Aulas teóricas e práticas.

As atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais, primeiros socorros, teoria da ViCaRoZa, Código "Q", MAYDAY, fizeram parte do treinamento e implantação do Esquadrão Fortaleza que a partir de agora não só atenderá o município de Talismã, mas também os municípios signatários do Projeto Arco de Fogo, com sede em Talismã quando solicitado. O Coordenador Municipal da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, enfatizou a importância da criação do Esquadrão Fortaleza para a redução dos índices de queimadas no município e consequentemente em todo o Estado.

A Defesa Civil de Talismã, representada pelo Coordenador e Brigadista João Carlos Lopes e os Brigadistas jacson Bertolino Dourado e Orismaire Oliveira Dias ficaram responsáveis pela organização do evento.

No primeiro dia os participantes fizeram uma caminhada de 2.400 mts em 30 minutos com a bomba cheia dágua, pesando quase 30 quilos; e também realizou uma pequena queimada.
o segundo dia foi realizada a prova da ferramenta agrícola, onde os participantes realizam uma capina de uma área de 1 X 15 Metros, equivalente a capina de 5 X 3 mts em 20 minutos, na sequencia foram realizadas diversas atividades incluindo uma queimada pesada a tarde e outra a noite.

Os alunos assistiram diversos vídeos, com os principais combates da Brigada Anjos da Selva (GRUPO RAIZ DA TERRA), acidentes com mortes de brigadistas e grandes prejuízos causados pelo fogo , acidentes com animais peçonhentos, tecnologia utilizada por brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais. Os novos brigadistas receberam, ainda, noções de primeiros socorros.

Foram 25 inscritos, 10 não compareceram no local das provas, 01 desistiu por falta de disciplina, 02, por não cumprirem a prova da capina e 12 concluíram o curso, sendo 02 dona de casa e 01 jovem, considerada a mais nova e resistente brigadista da História da Brigada Anjos da Selva.

BRIGADISTAS APROVADOS:

Mychelle Tauane Paz da Silva
Edison de Jesus
Orismaire Oliveira Dias
Jacson Bertolino Dourado
Wanderson Alves dos Santos 
Dyeisson  Taryk Alves dos Santos
Ivone Alves Viana
Joana Darc Borges
Sidnei Santos da Silva
Samuel Moreira de Sousa
Juarez Raimundo Anastácio de Souza
Genilson Damasceno Cardoso

Instrutor: João Carlos Lopes
Associação Anjos da Selva
Defesa Civil de Talismã

Os novos brigadistas foram divididos em dois esquadrões e o Esquadrão Fortaleza será contratado pela Prefeitura de Alvorada do Tocantins e o Esquadrão Anjos da Selva pela Prefeitura de Talismã, e outros brigadistas da Associação Anjos da Selva completarão a escala de brigadistas de cada município em atendimento a portaria da Defesa Civil Estadual.

VEJAM O ÁLBUM DO CURSO CLIC <<<< AQUI >>>>

MEDIÇÃO DO ALUNO

PESAGEM DO PARTICIPANTE

MEDIÇÂO DA PRESSÃO

ASSINATURA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE

LEITURA DAS INSCRIÇÕES

ACOMPANHAMENTO E LEITURA DOS RESULTADOS CLÍNICOS DOS BRIGADISTAS PELA ENFERMEIRA PADRÃO

CONSELHOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CRUZ PARA A DESISTENCIA DE PARTICIPANTES OU ELIMINAÇÂO DURANTE AS PROVAS

OS DOIS LÍDERES REALIZAM O LEVAMTAMENTO DA AREA

POLÍCIA MILITAR PRESTA APOIO AS EQUIPES

CONHECENDO O PRINCIPAL RESERVATÓRIO NATURAL DO MUNICIPIO DE TALISMÃ

CONHECENDO AS MARGENS DAS ESTRADAS BR 153, TO 296 e TO 373. A EQUIPE PERCORRERAM DE PÉ APROXIMADAMENTE 30 KM DURANTE O CURSO

EQUIPE CONHECENDO O PARQUE ECOLÓGICO ROBERTO GUEDES PEREIRA

EQUIPE CONHECENDO CONHECENDO A ÉGUA LANA - BRIGADISTA DA BRIGADA ANJOS DA SELVA - DOMADA PARA COMBATES A INCÊNDIOS FLORESTAIS.

CONHECENDO O DÉPOSITO DE PNEUS PARA CONSTRUÇÂO DE BARREIRAS DE CONTENÇÂO DE EROSÃO.

FINAL DO CURSO

SOLDADOS DO FOGO DE TALISMÃ -TO.

ENTREVISTA DA MAIS JOVEM BRIGADISTA DA HISTÓRIA DA BRIGADA ANJOS DA SELVA - RÁDIO TALISMÃ FM 87.9

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.