CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

União reconhece decreto de Situação de Emergência por focos de Incêndio Florestal no Tocantins

Nesta quarta-feira, 28 de setembro, a União reconheceu o decreto estadual de n° 4.371, de 19 de agosto deste ano, em que o Governo do Tocantins decreta Situação de Emergência,provocada por desastres ambientais resultantes de incêndios florestais e queimadas no Estado.

Foram registrados até esta quinta-feira, 29, pela manhã, 5.140 (cinco mil cento e quarenta)  focos de calor em todo o Estado. A Defesa Civil pretende ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido contra os incêndios florestais registrados, intensificando o combate, dando maior apoio logístico aos brigadistas, tanto os contratados pelo Governo do Estado, quanto os municipais, ONG’s e apoio voluntário.

O TC Reginaldo Leandro da Silva, Coordenador adjunto da Defesa Civil, destaca que “o reconhecimento do Decreto Estadual significa que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, a partir de agora responderá solidariamente com as ações de combate aos focos de queimadas, mas isso por si só não basta, é necessário o envolvimento social, com a mudança de cultura para controlarmos a ação do homem, que é o responsável pelo sinistro do fogo”

Publicada em 29/09/2011 por 1º TEN Greyciane em Desastre

Clima quente e seco causa o maior incêndio dos últimos 15 anos  em Talismã

A Brigada Anjos da Selva (22 membros) e mais de 100 pessoas (funcionários, amigos e proprietários) da região oés-noroeste do município foram mobilizados no período de 05 a 18 de setembro para conter o maior incêndio dos últimos 15 anos, em Talismã, causado pelo clima quente e seco. Foi montada uma verdadeira operação de guerra para conter o incêndio, 18 tratores, 03 esteiras, 08 tanques pipas e 01 caminhão pipa com capacidade de 14 mil litros ficaram a disposição, mas nem todos foram necessários, porém ficaram a disposição. Todos os focos foram em áreas particulares.

O fogo se alastrou em três focos: o primeiro, partiu da Fazenda Alvorama; o segundo, saiu da Fazenda Estrela (Projeto de Assentamento - Município de Alvorada – TO); e o terceiro, partiu das margens da BR 153, entrando na Fazenda Eldorado, este se dividiu em três cabeças, a principal foi reta, uma secundária abriu para a esquerda e a outra para a direita, seguindo em direção as áreas já destruídas com os dois focos anteriores.
A Defesa Civil Municipal, Fazenda Mata da Vinagreira/Renascer e Fazenda Tietê/Água Boa que do principio ao final lideraram os combates, calculam que os três focos juntos destruíram aproximadamente 800 alqueires, incluindo pastagens e reservas. (reserva Legal). De acordo com o departamento meteorológico Raiz da Terra, a umidade relativa do ar na cidade está em torno dos 15%.

De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil João Carlos Lopes, responsável pela operação, o fogo do dia 06 é continuação de um incêndio que foi debelado na madrugada de segunda-feira (05/09/2011), onde os funcionários da Fazenda Alvorama foram orientados a fazer o rescaldo e os mesmos não realizaram de forma adequada, as chamas ressurgiram e saltaram a BR 153 e seguiram com força total.

No início da manhã do dia 17/09, o fogo da Fazenda Eldorado voltou a reascender. Segundo João Carlos, o incêndio foi combatido por meio da ação de 04 equipes que interligadas batalharam bravamente, e são elas: Defesa Civil/Brigada Anjos da Selva, Fazenda Mata da Vinagreira/Renascer, Fazenda Tietê/Água Boa e Fazenda Recanto.
João Carlos, Adão da Vinagreira e Itamarzinho da Tietê organizaram a maior operação de combate a incêndios do Sul do Estado do Tocantins. A Prefeitura de Talismã e a Defesa Civil do Estado do Tocantins apoiaram durante toda ação.

“Tenho orgulho em ser Coordenador da Defesa Civil de Talismã e de integrar a Defesa Civil do Estado do Tocantins, onde a Prefeita Miriam Ribeiro e o TEN CEL BM Reginaldo Leandro da Silva  tem me apoiado em todas as ações realizadas e ressaltando que fui treinado por pessoas altamente preparadas que são: Diógenes Madeira de Oliveira - 1º Ten. QOBM/A, Manoel Cabo QOBM/A, Medeiros Sargento QOBM/A, Fiscal Ambiental Wilma e a Técnica Ambiental Eva de Souza.” Disse João Carlos Lopes.

Algumas maquinas e alguns equipamentos foram danificados, mas o melhor de tudo é que nenhuma pessoa passou mal e nem se feriram gravemente.  

A Prefeita Miriam Ribeiro agradece a cada um pelo apoio e dedicação nos combates realizados no Município e está sempre a disposição dos proprietários para dar suporte nestes momentos difíceis!

Reportagem: Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 19h10min. 18 de setembro de 2011

Grupo Raiz da Terra inicia a segunda temporada de educação ambiental.

O Grupo Raiz da Terra, inicia dia 14 de setembro a segunda temporada de educação ambiental, os temas trabalhados serão: Queimadas, Lixo, Orgânicos.

14/09/2011 - Escola Municipal Dr . Edmar de Paula – Horário: 09:40 e 15: 30 horas;
21/09/2011 – Colégio Estadual de Talismã – Horário: 10:35 e 22:12 horas;
28/09/2011 – Escola Municipal Morro Alegre – Horário: 09:30 horas;
30/09/2011 – Escola Municipal Vila União – Horário: 09:30 horas;

Apoio: Prefeitura Municipal de Talismã e CIPAMA -TO.

Mais Informações Fone: (63) 3385 – 1246 – (63) 8473 – 1148.

Reportagem: Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 11h10min. 22 de agosto de 2011

 

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:
  • A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.

    A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
    EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
    PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
    PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
    SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
    ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
    RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade.


 

 

 

 

VIDEOS DA CACHOEIRA - RIO SANTA TEREZA

 

VÍDEO I

VÍDEO II

VÍDEO III

 

COMO CALCULAR A VELOCIDADE DO FOGO, OU DESLOCAMENTO

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.