CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

PREVISÃO DO TEMPO

 

 

E Mail: obsis@unb.br
Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

 

Câmara aprova projeto de criação de parque ecológico na atual Chácara do Bernardino

 

Thatyhelly Pires Lopes
27/11/2012 - 20:15


Foi aprovado nesta manhã desta segunda -feira, 10, em terceira e última discussão o Projeto de Lei  022/2012 que prevê a criação do Parque Ecológico Municipal.

O projeto de Lei se desenvolveu a partir da apresentação dos resultados da pesquisa pedagógica realizada pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil João Carlos Lopes e pelo Biólogo e Professor Raimundo Coelho Neto na área de responsabilidade Social e Ambiental, do Grupo Raiz da Terra.

Por se tratar de um sonho que estava sendo realizado naquele momento, ao agradecer pela aprovação, João Carlos Lopes ao ouvir o apoio dos vereadores acabou se emocionando o que foi visto como inusitado uma vez que, o normal segundo o Vereador Colemar Maurício de Sousa (Presidente da Cãmara) é ver as pessoas se emocionando em benefício próprio e muito raro por uma causa social.

Como a criação do parque será responsabilidade da Prefeitura,  João Carlos Lopes, também presidente do Grupo Raiz da Terra disse que atuará como parceiro no sentido de se criar e manter o parque ecológico.

Chácara do Bernardino

Os estudos feitos por João Carlos e pelo Professor Neto, constataram que trata-se de uma área de aproximadamente 60.228m² de propriedade da Prefeitura Municipal de Talismã, que abriga um total de 03(três) nascentes que automaticamente torna essa área uma Área de Preservação Permanente e também 02 (dois) biomas, sendo uma  mata de galeria e cerrado. O cerrado está em fase de regeneração.

Porém, mesmo sendo uma área protegida por Lei Federal, existia pouca atenção voltada aos cuidados necessários para o local, que se encontrava desprotegida, ficando fácil o acesso de animais como rebanho bovino em busca de água e comida, provocando a compactação do solo facilitando os processos erosivos que já é uma realidade no local.

Por ficar localizada bem próxima a zona urbana, o local também serviu para a população como depósitos de lixos domésticos e entulhos entre outros diversos tipos de dejetos, que eram lançados diariamente no local pelos moradores sem nenhum medo de repreensão por parte de algum órgão competente que deveria fazer a fiscalização. Por ultimo vinha sendo usado como chácara do senhor Bernardino, o qual por diversas vezes tentou exterminar com a vegetação nativa, mas foi impedido pelo Grupo Raiz da Terra e pelo Naturatins. Com a atenção voltada para o local esta realidade já está se transformando e neste dia 12/12/2012, a pedra fundamental será colocada para a construção da sede, que também é a sede da Defesa Civil Municipal.

Futura sede do Parque (substituindo o muro por uma garagem para 04 veículos)

Mais Informações:
(63) 8473 – 1148 – João Carlos Lopes – Coordenador Municipal de Defesa Civil
(63) 8425 – 8900 – Diogo Barges de Araújo – Secretário Municipal de Governo.

Texto: Assessoria Defesa Civil Municipal
Edição: Redação Secom (63) 3385 - 1246

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional

TOCANTINENSES MEMBROS DA DEFESA CIVIL NACIONAL

CLIC AQUI>>>

VIDEO DE COMBATE EM JAÚ DO TOCANTINS EM 2010

ASSISTA AQUI A EVOLUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.

BOMBEIRO CIVIL É AQUI >>>

OBSERVAR QUEIMADAS DOS DOIS ÚLTIMOS DIAS

FILME CARRUAGEM DE FOGO

SAÚDE

VEJA VOCÊ MESMO SE ESTÁ COM SEU PESO IDEAL! CLIC AQUI>>>

ALBUM I

 
GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.