Grandes incêndios florestais atingem Município de Talismã
A Associação Anjos da Selva, mais conhecida por Grupo Raiz da Terra, nos últimos dias vem enfrentando grandes incêndios florestais que chegam ao Município, os brigadistas já estão exaustos, mas tenta de todas as formas atenderem todos os chamados.
Os incêndios originários no Município de Porangatu Goiás, Araguaçu e Alvorada, quando chegam a Talismã estão numa extensão que exige muito dos brigadistas e como todos não recebem ajuda financeira da União, Estado e Município e têm que trabalhar também nos serviços de origem, alguns dos brigadistas já apresenta problemas de saúde, mesmo assim estão no combate e se esforçando e superando os seus limites. O Coordenador Municipal de Defesa Civil e Brigadista chefe da Brigada, João Carlos Lopes que não pode faltar em nenhum dos combates já demonstra exausto.
Segundo João Carlos, só existe uma única maneira de minimizar os incêndios florestais que é a vontade política.“Por trás desses incêndios há uma intencionalidade criminosa. Devemos combater não só os incêndios, mas também os criminosos que, supostamente, estão por trás dele. Em alguns casos as pessoas sabem que não consegue ter domínio das chamas, mas acabam colocando fogo dentro das propriedades que representam ai quando o incêndio se alastra eles avisam, ou são detectados das nossas bases de observação, agimos o mais rápido possível, porem já estamos cansados, os meus veículos já necessitam de manutenção e não está dando tempo." Disse Carlos.
Alguns proprietários de imóveis rural do Município de Talismã se consideram de oposição a Prefeita Miriam Ribeiro e para fazer alegação de sua administração, ateiam fogo em seus terrenos sem a mínima condição de segurança. A Brigada Anjos da Selva apesar de ser particular, nunca deixou de atender a Administração Municipal e a Prefeita também não deixou de dar assistência agricultor no combate a incêndio. Pois incêndio florestal no município de Talismã é tratado como prioridade e João Carlos tem autonomia para cuidar do caso, porém os atendimentos têm os seus limites.
A partir do dia 05 de novembro a Defesa Civil Municipal atenderá o mesmo expediente da Defesa Civil Estadual:
Expediente
Segunda-feira a Quinta-feira: 8 h às 12 h e 14h às 18h.
Sexta-feira: 8 h às 12h.
Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
Postado por Informativo Talismã Agora às 14h00min. 05 de outubro de 2012