Assentamento pega fogo em Alvorada e invade Talismã
Thatyhelly Pires Lopes
30/08/2012 - 16:40
Fogo atingiu uma area mista de centenas de hectares em assentamento no Municipio de Alvorada. Causas ainda são desconhecidas.
Bombeiros da 4ª Cia de Bombeiros de Gurupí apóia a Defesa Civil de Talismã. Os bombeiros, Brigadistas e voluntários da região formaram uma mega equipe de combate a incêndio florestal, para combater o incêndio do Assentamento Estrela Município de Alvorada, a situação era critica, ou seja totalmente fora do controle, o chefe da Brigada Anjos da Selva - Coordenador Municipal de Defesa Civil e a equipe de Bombeiros de Gurupí percorreram a área em chamas e imediatamente iniciaram o combate na divisa entre Talismã – Alvorada.
O Combate teve inicio na Fazenda Mata da Vinagreira, Fazenda Capelinha, Fazenda Tietê e do lado de Alvorada, já retornando, ficou a cargo da Equipe da Fazenda Tingui, que contou milagrosamente com a ajuda do Prefeito Reginaldo Martins de Alvorada, o qual enviou a patrol para apoiar na abertura de aceiros e foi de suma importância na contenção do fogo.
A vegetação seca e o vento alimentavam as gigantescas chamas, as quais apavoram os moradores e as equipes de combate, mas com audácia e conhecimento o incêndio foi dominado, queimando ainda no município de Talismã, aproximadamente 35 hectares da Fazenda Tietê, já na Fazenda Tinguí, a área destruída não foi informada. Valendo ressaltar que a Fazenda Capelinha e Mata da Vinagreira tiveram as cercas das divisas um pouco danificadas porque não tinha aceiros e a equipe de combate do lado Talismãense seguiram as chamas dentro do perímetro de Talismã, ao lado das cercas e em alguns momentos haviam a necessidade de cortar a cerca para o ataque direto, se não fosse essa tática usada o numero de hectare queimado seria outro.
O combate ao incêndio teve fim às 20h30min do dia 27 de agosto e contou com o apoio de aproximadamente 50 pessoas que foram divididas em três equipes. Brigadistas da Brigada Anjos da Selva, bombeiros e parceiros estiveram trabalhando alem do limite. Para manter este combate ininterrupto.
Valendo ressaltar o apoio da 4ª Cia de Bombeiros de Gurupí, a qual colaborou no que foi possível.
Veja a matéria anterior, ou seja a primeira parte.