Fogo atingiu uma area mista de aproximadamente 04 hectares em Talismã. Causas ainda são desconhecidas.
Os Brigadistas de Talismã conseguiram controlar no fim da tarde desta sexta-feira o incêndio na Fazenda Aprazível, em Talismã. O fogo começou por volta de 11:00 horas. O gerente agropecuário e também brigadista Adelcino Correia Maciel, solicitou apoio a Brigada Anjos da Selva para conter as chamas que partiram da margem direita da TO 296 Sentido Talismã – Jaú do Tocantins. As causas do incêndio são de origem desconhecida. Foram queimados cerca de 04 hectares de pastagens e vegetação nativa.
“No Município de Talismã existe um grupo de parceiros formado pelas Fazendas: Tietê, Mata da Vinagreira, Renascer, Aprazível, Recanto, Tamboril Agronegócio, Prefeitura de Talismã, Associação Anjos da Selva e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que em caso de incêndio florestal, algum conseguir a vencer esta equipe, pode dobrar os joelhos e orar a Deus para que abre as comportas do céu e derrame chuva sobre o fogo”. Disse o Chefe da Brigada João Carlos Lopes.
Trabalharam no combate 04 brigadistas da Brigada Anjos da Selva e cerca de 12 funcionários envolvendo a Prefeitura de Talismã, Fazenda Tamboril Agronegócios Ltda e a Fazenda Aprazível. Durante o combate foi danificado um tanque pipa, que tombou e um funcionário da Fazenda Aprazível sofreu uma distorção no joelho direito e precisou ser removido e levado para Unidade Básica de Saúde, onde recebeu atendimento médico. E passa bem.
Funcionários da Fazenda Aprazivel e Tamboril unidos no combate.
Brigadistas ataca as chamas de uma árvore em chamas, mas como o foco está saindo de dentro para fora, é um trabalho complexo.
Brigadistas dão lugar ao tanque pipa.
O Secretario Municipal de Infra-Estrutura, Francisco de Assis Flores tenta com o tanque pipa resfriar a árvore.
O trabalho de resfriamento foi feito, mas não o suficiente para conter as chamas de dentro do tronco.
Os Anjos da Selva, após tentarem de tudo para salvar a árvore centenária, observam ao longe o seu fim.
O Chefe da Brigada Anjos da Selva, com muito pesar, determina o corte da árvore em chamas!
O tanque tomba após soltar do rabicho do Trator no aterro da TO 296.
Último momento das chamas
Depois de uma manhã de muito trabalho, chegou a hora sagrada...
Os brigadistas retornando para a COMDEC - Talismã.
Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
Imagens:João Carlos Lopes