CALENDÁRIO LEIS
 

Defesa Civil de Talismã faz captura de abelhas em Alvorada

Defesa Civil de Talismã realizou nos dias 31/01/2012 e 02/02/2012, em quintais de residências, comércios e via publica em  Alvorada, a captura de diversos exames de abelhas que estava atacando animais domésticos, moradores e clientes próximos ao local.

As abelhas atacaram as pessoas que passavam nas mediações. As solicitações das retiradas dos insetos foram feitas através da Unidade Regional do Naturatins de Alvorada. Antes da captura, os vizinhos das residências e comércios ficaram apavorados temendo o pior, pois muitas crianças passavam pelo local. “As abelhas chegaram e com o barulhos das maquinas elas ficam agressivas e coloca em risco a segurança dos clientes”, disse um comerciante.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, João Carlos Lopes, foram usadas caixas para abelhas e outros equipamentos para apicultora e em  um dos casos foi utilizado um saco plástico (embalagem de sal mineral) para transportar as abelhas, as quais foram soltas a 16 km da cidade e outras foram conduzidas para Talismã e será doadas para o criatório que fica no município.

Ressaltando que em 23 de agosto de 2011, João Carlos e o Cabo Paiva (Policia Militar de Talismã), estiveram em Alvorada a pedido da Policia Militar local, a qual recebeu solicitação da retirada dos insetos através do telefone de emergência 190.

“Todas as operações foram no sentido de retirar as abelhas do lugar sem matá-las, já que matar abelhas é um crime ambiental”, afirmou João Carlos.

Risco:

A presença de maior número de enxames na cidade torna-se mais comum em estações do ano mais quentes. É nessa época que elas se deslocam do campo para a cidade e acabam se instalando em áreas onde há muito verde. Por esse motivo é muito comum as solicitações de moradores de bairros mais distanciados onde as casas possuem quintais com muitas árvores.

A Defesa Civil registra normalmente muitos ataques a crianças que gostam de brincar com as abelhas sem saber do grave perigo que correm, pois uma ferroada pode até mesmo ser fatal para quem tem grave alergia a picadas de insetos. João Carlos alerta que é importante que, ao notar um enxame de abelhas em casa, a pessoa deve ligar para a Defesa Civil solicitando a ida ao local. “Quanto mais rápido isso acontecer, mais rápido a pessoa estará em maior segurança. Atendemos todos os pedidos, dando prioridade, claro, para aqueles casos de ataque às pessoas”, finalizou.

Participaram da ação: João Carlos Lopes, Thathyhelly Pires Lopes , (Talismã) Manoel Neres dos Prazeres e Diego Ayres Almeida (Alvorada).

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
Imagens: João Carlos Lopes

Postado por Jornal Universo Agora às 19h30min. 03  de fevereiro de 2012

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional