Acidente na BR 153 envolvendo duas carretas deixa um rastro de destruição e morte
Dois motoristas morreram carbonizados na tarde desta quinta-feira (14), em um acidente envolvendo duas carretas na BR-153, no Km 23 sentido Talismã - Porangatu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente e pegaram fogo por volta das 15h, causando a morte dos condutores.
A Defesa Civil de Talismã, foi acionada pelo Corpo de bombeiros de Porangatu, as 16:00 horas para prestar apoio no local do acidente e ao chegar, o que si podia ver era uma imensa nuvem de fumaça. Após se apresentar ao Major Moreira que estava no comando, em seguida iniciou o trabalho de mobilização e imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, Policia Militar de Talismã, e Secretaria de Infra-estrutura foram acionados, mas no local faltava água, o caso foi solucionado pela Fazenda Talismã, na responsabilidade do senhor Dêga. O trator e o moto-bomba foram conduzidos para apoiar os trabalhos. Na seqüência a Prefeitura de Porangatu enviou o caminhão pipa, que juntamente com os veículos e equipamentos dos bombeiros fortaleceram as equipes.
Até as 17h20 estava confirmada apenas a morte dos dois motoristas. Devido o aquecimento das ferragens das carretas e os bombeiros estavam fazendo o rescaldo, porém a Defesa Civil de Talismã havia prestado o seu apoio e foi solicitada a permissão para retirar-se, retornando em seguida para a sede. Valendo também ressaltar que até aquele momento, a corporação não pode identificar se havia passageiros. A PRF esteve no local para controlar o tráfego.
Dezesseis bombeiros, dois agentes da Defesa Civil de Talismã, dois funcionários da Fazenda Talismã, um funcionário do Guincho, dos agentes da PRF, um voluntário (que auxiliou o guincho com uma carreta Volvo) e três funcionários da Prefeitura de Porangatu. A Secretaria Municipal de Saúde de Talismã enviou a ambulância com duas pessoas para apoiar nos trabalhos. A ambulância foi dispensada, devido a fatalidade, o fogo atingiram a pastagem mas foi dominado. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local (não informou a quantidade de pessoas).
Os nomes dos condutores das carretas, mortos no acidente, não foram divulgado porque, toda a documentação queimou com o fogo, bem como a identificação do veículo que derreteu.
Fogo nas gabines das carretas onde estavam os restos mortais dos ocupantes
Postado por Informativo Talismã Agora às 21h30min. 14 de junho de 2012
A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.
A COMDEC deve estar devidamente estruturada para: EDUCAR, no sentido de preparar as populações; PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos; PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos; SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais; ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade