
PRODUÇÃO DE SOJA NO MUNICÍPIO DE TALISMÃ AUMENTA E O DESMATAMENTO SEGUE A MESMA PROGRESSÃO
Uma forte onda de plantio de soja chega a Talismã e junto com ela está o desmatamento, mas a Defesa Civil de Talismã e o Grupo Raiz da Terra, que vêm o imperceptível já tomou algumas medidas de providencias, marcando uma reunião para o dia 11 de junho no auditório da Secretaria Municipal da Educação e Cultura a partir das 14:00 horas. O evento trás como tema: “Expansão Agrícola em área de transição” e serão debatidos os seguintes tópicos:
-
Desmatamento;
-
Queimadas;
-
Petroquímicos (produtos perigosos);
-
Qualificação profissional;
-
Evasão do rebanho municipal;
-
Aumento em numero de grão;
-
Migração humana;
-
Roubos e Furtos (Zona Rural);
-
Intoxicação ou envenenamento;
-
Disponibilidade dos serviços públicos;
A Defesa Civil de Talismã, suspeitou a tendência em setembro de 2011, enquanto realizava os combates a incêndios florestais, mas ainda faltava uma evidência e a evidencia foi detectada no primeiro bimestre de 2012, quando um grupo de investidores chegou no município e adquirindo propriedades em terras continuas, mas o fato ficou concreto com a mudança de atividades de diversos agropecuaristas de Talismã, que durante a campanha “Queimadas, eu esquento com isso”, (uma das atividades do Projeto Arco de Fogo, implantado em 18 de outubro de 2011, durante o Festival do Pequi e que foi oficializado no dia 02 de abril de 2012, no Posto Canoeiro, Município de Talismã.), comentaram a idéia durante as visitas as propriedades.
O Grupo Raiz da Terra e a COMDEC Talismã, iniciam um estudo presencial e combinação com dados de satélite, sobre desmatamento e produção agrícola, em especial a produção de soja e carne no Município, entre setembro de 2011 e abril de 2012. Os autores examinaram tendências de mercado e as iniciativas do Estado, as quais estão contribuindo para o aumento no desmatamento não só em Talismã, mas também nos demais municípios. A Defesa Civil e o Grupo Raiz da Terra estão preocupados, porque o Governo do Tocantins está incentivando a expansão agrícola, mas não está incentivando o uso das áreas já desmatadas, também não está desencorajando os novos desmatamentos.
A demanda global por commodities agrícolas deverá aumentar substancialmente nas próximas décadas, A Defesa Civil Municipal e o Grupo Raiz da Terra, esperam que as demais autoridades criem novos incentivos para a expansão agrícola em regiões de floresta tropical. As descobertas na fronteira agrícola da Amazônia sugerem um caminho para atender estas demandas, enquanto se conserva as florestas tropicais, devem desenvolver políticas que promovam o uso mais eficiente de terras degradadas e desmatadas enquanto se detém o desmatamento.
O Município de Talismã, que foi objeto do estudo não está preparado para esta realidade, que é a “expansão agrícola”, apenas o setor da Educação e Defesa Civil, tem o que oferecer para atender a demanda, mas, ainda precisa urgente de investimentos, já Saúde, Infra-estrutura, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Segurança Pública precisam tomar medidas cabíveis urgente, para acompanhar o crescimento socioeconômico do município.
Com o Progresso vem: o aumento populacional, a degradação ambiental, as doenças, aumento na criminalidade e em especial as quadrilhas especializadas em roubo de agrotóxicos e por ai vai. Pergunta-se... A comunidade de Talismã tem mão de obra qualificada? O que você está fazendo para esta realidade?
Ressaltado que todo progresso tem conseqüências graves!

A floresta clama por misericórdia e quem poderá socorrer?

Minutos depois

Desmatamento no Municipio de Talismã

A Amazônia Tocantinense, em especial a Talismaense, em função do baixo preço das terras, vem atraindo ” investidores ” de outros estados, que as adquirem para introduzir o cultivo da soja e assim vai embora a nossa floresta!

Cadê o desmatamento ZERO?

Chega de desmatamento no Brasil
As florestas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima, a conservação da biodiversidade e o sustento de milhões de pessoas que dela dependem diretamente para sobreviver. Florestas também fazem parte da nossa identidade como brasileiros. Elas influenciaram a formação da nossa cultura e nossos mitos. Seu verde está na nossa bandeira e nos nossos corações. Se elas desaparecerem, não seremos mais o Brasil que a gente ama e conhece.
Conheçam no link abaixo a campanha para levar uma lei de iniciativa popular ao Congresso, para acabar com o desmatamento no Brasil. A proposta parte do princípio que o único índice tolerável de desmatamento é o zero. Há vários países do mundo que pararam de desmatar suas florestas faz mais de um século. O Brasil pode ser ainda melhor: a primeira nação que se desenvolveu ao mesmo tempo em que soube preservar sua riqueza florestal.
Faça sua parte. Assine, compartilhe e ajude a salvar o verde do Brasil.
Leia o texto do projeto de lei na íntegra >>
Reportagem:João Carlos Lopes
Postado por Informativo Talismã Agora às 11h00min. 30 de maio de 2012
A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.
A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade
|