CALENDÁRIO LEIS
 

Defesa Civil especializa-se na remoção de abelhas e marimbondos

Serviço começou em janeiro de 2009 e já é um dos mais solicitados em Talismã.

Em janeiro de 2009 a Defesa Civil de Talismã passou a fornecer um novo serviço aos moradores da cidade. O órgão especializou-se na remoção de colmeias de abelhas e casas de marimbondos. Para solicitar a retirada dos insetos é necessário ligar para o Plantão Permanente (63) 8473 - 1148 e pedir uma vistoria no local. “De acordo com a necessidade e o tamanho do ninho ou da colmeia nós retiramos na hora mesmo”, diz o Coordenador da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes.

Segundo o Coordenador de Defesa Civil, João, não é realizado o extermínio dos insetos por causa da LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998,  lei de proteção ambiental “Nós retiramos as colmeias e depois soltamos os animais em outro lugar, como em matas ou conduzimos elas ao apicultor Dodô, que é associado a Associação dos Apicultores de Porangatu – Goiás.”, salienta.

O serviço, que anteriormente era realizado pelo Corpo de Bombeiros, é oferecido desde 2009 sem custo nenhum. De acordo com Carlos a retirada dos insetos é uma das solicitações mais pedidas na Defesa Civil. “Atendemos por volta de três chamados por dia para retirar abelhas e marimbondos. Desde que iniciamos esse trabalho, em 27 de janeiro de 2009, até a presente data atendemos mais de 100 ordens de serviço, ressaltando que só em 2009, foram capturados de forma seqüenciados 54 enxames, isto no período de um mês”, conclui.

Na primeira vistoria é analisado o tamanho da colmeia e em que parte da casa ela está instalada. “Se não for muito grande e estiver em algum lugar mais acessível, nós montamos a escada e retiramos imediatamente, no caso de marimbondos, a ação é mais severa e na maioria das vezes é adotado extermínio, mas algumas espécies e realizada a  retirada do ninho todo com um saco plástico, procedimento rápido e que não necessita de mais de uma pessoa. Caso esteja em algum lugar muito alto e de difícil acesso como, por exemplo, numa arvore, é necessário armar um andaime. Aí é preciso uma equipe um pouco maior para poder montar a estrutura e dar retaguarda”, explica João Carlos.

A Defesa Civil de Talismã vem seguindo a forma da Defesa Civil de Santo André que é a única do País com certificação de qualidade. A instituição possui a ISO-9001, versão 2008. O selo foi atribuído pela Fundação Vanzolini e é pautado sobre diversas diretrizes, como metas, prazos, relacionamento e índice de satisfação do usuário. O certificado de qualidade de serviços já acompanha o órgão andreense desde 2003, quando já naquela época tornou-se a única Defesa Civil do Brasil a ser auditada.

Atualmente o órgão possui três indicadores de qualidade que são avaliados continuamente e analisados também pela alta direção do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com a participação da Encarregatura do Sistema de Gestão da Qualidade da autarquia e que são trabalhados em cima dos quatro pilares de ação da Defesa Civil: prevenção, socorro, assistência e recuperação.

No Tocantins, a Defesa Civil de Talismã é destaque e vem apoiando a Defesa Civil Estadual assim que é solicitada, a Prefeita Miriam Ribeiro, Reconhecendo a importância do trabalho, está investindo no aparelhamento da COMDEC e o Governo Siqueira Campos por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros está colaborando com cursos e outros benefícios.

A Defesa Civil de Talismã, também está preparando para tornar especialista em podas de árvores de grande porte e executar atividades similares as práticas de rapel que é uma técnica de descida derivada do alpinismo, usada na exploração de grutas e cavernas e em resgates, os equipamentos já foram comprados e estão prestes a chegarem e quando estiver em poder da COMDEC, o treinamento será realizado pela 4ª Cia de Bombeiros em Gurupi –TO., e terá o apoio da Defesa Civil Estadual, que é uma grande parceira.

Miriam Salvador Costa Ribeiro (Prefeita de Talismã), João Carlos Lopes (Coordenador Municipal de Defesa Civil - Talismã), Capitão Nilton Rodrigues dos Santos (Responsável pela 4ª Cia de Bombeiros em Gurupi –TO.) e Tenente Diógenes Madeira de Oliveira ( Coordenador de Mobilização e Minimização de Desastres - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Tocantins), juntos formam uma verdadeira muralha no Sul do Tocantins.

Assim é o Tocantins, sempre valorizando o seu Povo.

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
Imagens: João Carlos Lopes

Postado por Jornal Universo Agora às 14h30min. 25 de Janeiro de 2012

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional

TOCANTINENSES MEMBROS DA DEFESA CIVIL NACIONAL

CLIC AQUI>>>

VIDEO DE COMBATE EM JAÚ DO TOCANTINS EM 2010

ASSISTA AQUI A EVOLUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.

BOMBEIRO CIVIL É AQUI >>>

OBSERVAR QUEIMADAS DOS DOIS ÚLTIMOS DIAS

FILME CARRUAGEM DE FOGO

SAÚDE

VEJA VOCÊ MESMO SE ESTÁ COM SEU PESO IDEAL! CLIC AQUI>>>

ALBUM I

RELATÓRIO DO VENDAVAL

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.