CALENDÁRIO LEIS
 

FUNCIONAMENTO DA FEIRA LIVRE DE TALISMÃ AGORA É REALIDADE

Feira Livre de Talismã agora é realidade, a Prefeitura de Talismã por meio da Defesa Civil Municipal e do Grupo Raiz da Terra, na organização dos brigadistas Marcelo Pereira Costa e João Carlos Lopes, iniciaram neste domingo 18 de março, o Projeto Feira Livre, onde o pequeno, médio e grande produtor possam comercializar o seus produtos.

A Prefeita Miriam Ribeiro oferece aos participantes o espaço físico gratuito e a isenção das taxas e os interessados devem procurar a Defesa Civil Municipal para realização do Cadastro de Feirante Autônomo. A feira funcionará todos os domingos das 06h00min ás 13h00min. Está é mais uma iniciativa do Grupo Raiz da Terra e da Defesa Civil Municipal, a qual tem a honra e promover e executar os projetos de inclusão social.

Vendedores de produtos industrializados como calçados, brinquedos e utilidades, deverão possuir inscrição municipal e respectivo alvará para participarem da feira. Os feirantes locais de hortifrugrangeiros terão acesso livre.

De acordo com a Prefeita Miriam Salvador Costa Ribeiro,  esta iniciativa é mais uma opção comercial para fomentar a empregabilidade e renda aos feirantes. “Agora os feirantes terão maiores oportunidades para aumentar sua fonte de renda aproveitando o espaço planejado e organizado que é propício a melhores vendas”, explicou.

A Defesa Civil de Talismã/Grupo Raiz da Terra, hoje conta com cinco importantes projetos em andamento e são eles:

Projeto “Reciclando e Aprendendo”, Hoje possui uma Mine Carbonizadora Urbana, a qual aproveita o material lenhoso originário da arborização e fabrica o carvão vegetal e atende o comercio local. No Assentamento PA –ITIMIRIM, uma outra unidade Carbonizadora está em fase de teste, onde o assentado utiliza madeira morta para fabricação de carvão vegetal (em fase de licenciamento). Também conta com uma Mine- Usina de reciclagem de garrafas PETI, com fabricação de vassouras ecológicas e outros produtos. Inicio 08/08/2011. Responsáveis: João Batista de Oliveira, Rosilene Oliveira, José Maria dos Santos e João Carlos Lopes.

Projeto “Feira Livre”,: Este veio para suprir a necessidade do pequeno agricultor, mas também, conta com o médio e grande produtor que apóiam o projeto, trazendo inovações ao comercio local. Tendo como marco inicial 18 de março de 2012. Liderado pelo senhor Marcelo Pereira Costa e João Carlos Lopes.

Projeto “Festival do Pequi” é o principal projeto do Grupo Raiz da Terra, criado em 18/10/2001, com a finalidade de mostrar a riqueza do cerrado e a valorização do pequi na culinária regional, no primeiro evento foi servido poucos pratos a base do pequi e tendo como prato principal a galinhada caipira com pequi e salada com tomates, pepinos e repolho, mas João Carlos e Marinalva dedicou na invenção de receitas inovadoras e atualmente possui mais de 80 produtos a base do pequi. Sendo reconhecido por Lei Municipal como Dia Municipal do Pequi. O festival é realizado no período de três dias, sendo sexta-feira, sábado e domingo. No domingo é a realização dos pratos típicos e exóticos e outras atividades recreativas, culturais e recreativas.

Projeto Arco de Fogo: com objetivos definidos da prevenção e combate a incêndios florestais no Município de Talismã e adjacente. Nascido em 21 de setembro de 2011, tendo como responsáveis João Carlos Lopes, Adão José Sampaio,  Itamar Coelho Oliveira Filho.

Projeto “S.O.S Natureza”, tem por objetivo: Promover, de forma compromissada a cidadania, preservação, prevenção, repreensão, monitoramento e a transformação de atitudes, adequando as ações dos cidadãos e principalmente, dos infratores à preservação do meio ambiente. Promover a arborização da cidade de Talismã – Campanha “a Hora é Agora”; Implantação do Parque Ecológico Municipal – Por meio de Lei, Promover captura transposição e salvamento de espécies da fauna, Apoiar os apicultores e piscicultores no que se refere ao bom andamento de suas atividades, Organizar: palestras voltadas à área social e ambiental, ciclismo ecológico; cavalgada ecológica; caminhada ecológica, reportagem sobre o Projeto S. O. S Natureza em DVD. Implantar uma peça de teatro, musicas, apostilados, inerente cidadania e Preservação; Familiarizar-se com os problemas ambientais causadas pelo homem, apresentando caminhos e soluções para os mesmos; Potencializar o infrator a instruir-se e a agir criticamente sobre as agressões que o homem vem cometendo contra os rios, mares, fauna, flora, solo, e principalmente contra o próprio homem; Criar um banco de dados para o ICMS – ECÓLOGICO, Inicio 12 de fevereiro de 2008, com o nome 24 horas no Cerrado.

 

Banca do Geraldo da Vinagreira

Banca do Marcelão

Banca da Delma Dias

Banca do Pr. Iran Borges Tavares e Jhonatan Oliveira Borges (Goiânia - GO).

Banca do dedezinho

Vereador Nonato e Marcelão

O popular Cearazinho Pintor (Esperamos por você)

Creina e Geraldo da Vinagreira

Professora Marilene e Ciriaco

Barnardino, Alexandre, Célio e Marcelão

Veja também!

FAMILIA PEREIRA REALIZA ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes

Postado por Jornal Universo Agora às 17h40min. 18 de março de 2012

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

__________________________________________________________

  • A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.

    A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
    EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
    PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
    PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
    SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
    ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
    RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional