CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

 

Defesa Civil Municipal reúne o Grupo Raiz da Terra e atualiza o Plano de Atendimento a Emergência (Plano de Contingência)


Aproximadamente, 100 integrantes fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas., que durante uma situação de alerta ou emergência, os agentes são acionados pela Defesa Civil Municipal, para que juntos, possam  prevenir ou responder de forma rápida e competente o desastre.  
Durante a reunião, o principal tema tratado foi atualização do Plano de Atendimento a Emergência (Plano de Contingência e dos  planos complementares - Planos de Gerenciamento de Risco)  do Município, com o objetivo de estabelecer os procedimentos legais e organizacionais para operações no território talismaense, ou onde for solicitado, em resposta aos desastres, que conforme a sua magnitude exigem a participação de órgãos estaduais, federais e órgãos de apoio. “O  GRAC contempla as ações em situações de normalidade e anormalidade, garantindo o emprego de procedimentos rápidos e seguros na eminência de desastres ou na sua efetivação”, ressaltou o Coordenador Municipal de defesa Civil, João Carlos Lopes. 

O Coordenador da Defesa Civil Municipal, fez a apresentação da estrutura da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e das atribuições do Grupo de Ações Coordenadas. Também, falou da atuação do GRAC durante o período chuvoso (Novembro a abril).

Até o dia 20 de janeiro de 2012, as instituições que integram o GRAC deverão encaminhar à Secretaria do Grupo Raiz da Terra/Defesa Civil, cópia atualizadas dos seguintes documentos:  Ata da nova diretoria, CPF RG, Titulo de Eleitor e comprovante de endereço e telefone de cada instituição junto ao Grupo. Além dos levantamentos quanto aos recursos materiais e de colaboradores disponíveis, tipos de equipamentos, entre outros. Todas as informações fornecidas pelas instituições integrarão o PAE. O grupo definiu que acontecerão duas reuniões por ano, sendo uma por semestre. Em caso de desastre, o GRAC é acionado pela Defesa Civil Municipal. Já ficou prevista uma reunião para o dia 30 de janeiro de 2012, para que o Plano já atualizado seja apresentado ao grupo.

A estrutura do PAE

Introdução, histórico da defesa civil, conceitos, metodologia, valores da coordenadoria Municipal da Defesa Civil, visão e missão da coordenadoria, finalidade do PAE, reservas legais, operacionalização do PAE, órgãos envolvidos (âmbito municipal, estadual, órgãos colaboradores e entidades não governamentais), atribuições (gerais e específicas), prescrições diversas, representantes do GRAC e anexos.

O GRAC

É constituído por representantes do Poder Publico, Comércios e Sociedade Organizada dispostas a colaborar e de outros órgãos de interesse do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Jornal Universo Agora às 18h00min. 29 de dezembro de 2011

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.