CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

Defesa Civil e Policia Militar de Talismã treinam Brigadista como Salva-Vidas

A prefeitura disponibilizará 02 homens que atuarão na praia do Rio Santa Tereza, para atender essa necessidade foi necessário realizar o treinamento dos salva-vidas, que vão atuar durante o período de veraneio na praia da Cachoeira, o evento aconteceu neste sábado (18), a partir das 8h, na Fazenda Cachoeira município de Talismã.

A prefeita compareceu ao local e assistiu parte do treino. “Que esforços sejam empregados no sentido de reduzir ou eliminar de vez os índices de afogamentos que vinham acontecendo durante o veraneio”. Disse a Prefeita Miriam Ribeiro.

Em 2010, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência por afogamento na praia da Cachoeira e se ocorreram, não foram comunicados.

Ela destaca a parceria estabelecida com o comando da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que apoiaram o treinamento dos homens que atuarão no período de veraneio na paria do município. Pelo menos 02 homens atuarão este ano como salva-vidas nas praias no Rio Santa Tereza e os demais brigadistas ficarão a disposição para os possíveis combates aos incêndios florestais.

O Cabo Paiva do 3º Batalhão da PM – Talismã, disse ter abraçado a idéia passando então a dirigir o treinamento com várias disciplinas no período da manhã.

O treinamento teve como objetivo habilitar o candidato a desempenhar atividades de salvamento aquático durante o período de veraneio em Talismã. Teve como disciplinas: Educação Física, Natação Utilitária, Salvamento Aquático e Primeiros Socorros.

“Todos os participantes receberão seus certificados de participação, mas o documento não garante que todos os brigadistas estão aptos a desempenharem a função de Salva-Vidas, porém duas pessoas que apresentaram melhores resultados serão designadas a fazer a segurança dos banhistas. Ressalto ainda que os treinamentos da Brigada Anjos da Selva vem sendo realizados com freqüência, mas dedicamos com veemência no combate a incêndios florestais e devido a temporada de praia, resolvemos a ajudar os banhistas e o salvamento aquático a partir de hoje foi colocado na pauta das nossas atividades, pois os participantes adquirem força, agilidade, disciplina e melhoram seu condicionamento cardiorrespiratório. No treino, eles também passam por diversas simulações de afogamentos, para saber como agir no momento em que for verdade”, disse João Carlos.

Atualmente existem diversas oportunidade para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. É importante hoje em dia que tenha algum curso para que destaque você dos outros concorrentes. Para fazer um curso, procure em diversos lugares que oferecem como Senai e Senac e escolha a área de sua preferência.

Muitos jovens sonham em trabalhar salvando vidas, mas não é tão simples como parece. Para trabalhar como salva vidas você precisa saber nadar muito bem e conhecer todas as maneiras de salvamento, para que possam salvar uma vítima de afogamento. Além disso, é preciso ter um bom preparo físico e conhecer de primeiros socorros, que é dado em curso. Visto isso, um salva vidas ele tem o dever de se arriscar para salvar uma vida seja dentro do mar, dentro da piscina ou em outros lugares com água. Não é uma profissão fácil, por isso é necessário realizar um bom curso para estar preparado para qualquer coisa que possa acontecer.

Existem muitos cursos de salva-vidas no Tocantins, um dos principais é realizado pelo Corpo de Bombeiros. Lá, jovens de ambos os sexos realizam aulas e adquirem força, agilidade, disciplina e melhoram seu condicionamento cardiorrespiratório. No curso, eles também passam por diversas simulações de afogamentos, para saber como agir no momento em que for verdade.

Além do curso no Corpo de Bombeiros, a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) também disponibiliza de cursos de salva-vidas, onde todos os alunos aprendem como salvar vítimas de afogamento e ganham um certificado no final. Para mais informações, solicite e tire suas dúvidas pelo email: sobrasa@sobrasa.org.

Conferência do peso antes e depois do treino;

Conferência da Pressão antes e depois do treino; Responsabilidade técnica do Agente de Saúde e Secretário do Grupo Raiz da Terra - Ueliton Carlos;

Equipe observa o local do treino;

A equipe espera o Coordenador de Defesa Civil João Carlos para inicio das aulas teóricas ministradas pelo Cabo Paiva do 3º Batalhão da PM – Talismã;

O Coordenador Municipal de Defesa Civil, repassa a equipe ao Cabo Paiva que ministra as aulas teóricas e práticas. (ressaltando que João carlos não é visto em muitos momentos porque é o responsavel pelas imagens e fotografias, mesmo assim participa também dos treinos e principalmente );

Os Brigadistas Deuzair Ferreira e Evandro Dourado se preparam para a sessão de apneia em dupla;

Cabo Paiva determina o inicio da apneia e marca os resultados;

A Equipe ouve o resultado parcial do treino;

Os participantes atentos aos ensinamentos de salvamento;

Simulação de afogamento em corredeira;

Resgate da vítima para local seguro;

Uma das formas corretas de abordagem da vítima;

Salvamento individua,l o salva vidas mergulha e sai por trás da vítma;

Salvamento em dupla, um salva vidas chega de frente da vítima em uma distãncia segura e o outro mergulha, pegando-a por trás e conduzindo até o local desejado;

Salvamento da vítima já inconsciente, a qual é conduzida para a sessão de respiração boca a boca;

Os salva vidas preparam para a reabilitação/ressusssitação da pessoa;

A equipe observa os resgates;

Resgatando a vítima submersa;

Cabo Paiva faz a orientação sobre a forma de nadar corretamente;

Para assistir os vídeos clic, no título da materia, nas fotos ou nos blocos:

Bloco I

Bloco II

Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 11h00min. 19 de junho de 2011

Contato

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:
  • Consulta de CNPJ: Clic aqui>>>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.