CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

Prefeita Miriam Ribeiro participa do lançamento do Programa de Ações de Controle das Queimadas do Estado do Tocantins

Com a intenção de prevenir, controlar e combater as queimadas foi celebrado na tarde desta quarta-feira, 18, o Programa de Ações de Combate às Queimadas do Tocantins, o Pacqto. Participam do Programa 24 instituições governamentais, ONGs e da iniciativa privada, que juntos assinaram um Termo de Cooperação pelo combate aos incêndios florestais, dentre os participantes estavam a Prefeita de Talismã Miram Salvador Costa Ribeiro e o Assessor Jurídico Miguel Chaves Ramos, que participaram ativamente do evento.

Com a marca da transversalidade do Governo do Estado, a iniciativa pretende promover uma ação coordenada no combate a incêndios junto aos municípios tocantinenses e aos parceiros do Programa, tendo assim efeitos duradouros que vão garantir melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

As metas do Programa para 2011 são: mobilizar e envolver as prefeituras nas ações continuadas; reduzir em até 50% os focos de incêndios acidentais e criminosos no Estado; melhorar a posição do Estado do Tocantins no ranking nacional de queimadas, tendo como meta ficar proporcionalmente entre os estados com menores índices. No ano passado o Tocantins ficou em segundo lugar no ranking da Defesa Civil dos estados com mais focos de calor, tendo sido registrados ao todo 19 mil focos.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, a redução do número de queimadas depende do envolvimento de todas as sociedades. “O mundo vive extremos climáticos, de secas e chuvas intensas. Reduzir queimadas é responsabilidade de todos, pois a redução das queimadas está ligada a saúde, a produção de alimentos, a sustentabilidade das atuais e futuras gerações”, afirmou o secretário, que na última semana apresentou o Pcqto a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Nós apresentamos o nosso Programa e o Ministério do Meio Ambiente já esta distribuindo o nosso protocolo como um exemplo para as demais regiões do país”, frisou Rezende.

O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu de Morais, destacou a iniciativa pioneira com o Pacqto, que segundo ele dá um novo rumo as ações de combate a incêndios no Estado. “Esse programa demonstra o pioneirismo dessa gestão, pois esta é a primeira vez que um programa reúne parceiros para estabelecer ações de longo prazo, ações coordenadas”, frisou o presidente.

O coronel Heraclides P. Filho, comandante geral do Corpo de Bombeiros, afirmou que a instituição estará empregando todos os seus esforços no combate as queimadas e enfatizou também a importância da participação dos parceiros do Pacqto que segundo ele têm um compromisso com todos os tocantinenses. “O Corpo de Bombeiros vai empregar todos os seus recursos nessa luta pela vida”, enfatizou o comandante que também adiantou que foram suspensas as férias de julho de todo efetivo, para que todos estejam a postos para o trabalho nesse mês em que há um aumento no número de queimadas.

Segundo a superintendente no dia 7 de julho será realizado o Fórum Pacqto, onde os representantes dos municípios e os parceiros do Programa irão conhecer o cronograma de ações e também será lançado o site da campanha de combate às queimadas. Por meio do site toda população poderá participar das ações do Pacqto.

Também será lançado durante o Fórum o 1° Premio Muncípio Eco-responsável, que vai reconhecer os municípios que realizarem as melhores práticas de combate às queimadas. Além disso, entre outras, também serão lançadas ações educativas, como as Blitz Ecológicas e o álbum de figurinhas Pacqto, pelo qual as crianças tocantinenses poderão conhecer a realidade do Estado, sua fauna e flora, como evitar as queimadas.


Parceiros:


Participam do Pacqto a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Exército Brasileiro por meio do 22° Batalhão de Infantaria, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o Corpo de Bombeiros do Tocantins, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), o Ministério Público Estadual (MPE), aONG Brigada de Incêndio Florestal sem Fronteiras (BIFSF), a Polícia Militar do Estado do Tocantins por meio do Cipama, as Secretarias da Comunicação; da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário; Cidades e do Desenvolvimento Urbano; da Educação; da Fazenda; da Infraestrutura; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Saúde; da Segurança, Justiça e Cidadania e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Palmas.

Fonte: Eliane Vieira em Comunicação

Postado por Informativo Talismã Agora às 13h00min. 16 de maio de 2011

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.