CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

Defesa Civil de Talismã trabalha em estado de alerta para evitar incêndios florestais

Terça-feira (26/04), foi de grande importância para os proprietários de imóveis no Município de Talismã. O motivo, é que cerca de 15 servidores publico Municipal (Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Agentes de Saúde e de  Endemias), realizaram mais uma mobilização contra as Queimadas.

Durante o evento, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, ressaltou a importância da participação da comunidade. “É uma grande mobilização que fundamenta o apoio e a ação casa a casa. É uma das atividades mais importantes da instituição, pois educa a comunidade e ajuda a minimizar os índices de Queimadas, pois queimadas é um crime contra a vida, não so humana, mas de todos os seres vivos e diante disto é uma responsabilidade de cada um.”, explicou.


 
Em seguida, a Coordenadora do P.S.F -  Leane de Souza Barros recebeu das mãos do Coordenador de Defesa Civil, o material que os agentes de saúde vão trabalhar junto a comunidade. “ Agradecemos a presença de todos e juntos vamos trabalhar no combate as queimadas. Esta união é  fundamental nesta campanha de 2011 para diminuir o numero de focos de queimadas em Talismã. Hoje estamos aqui novamente buscando um trabalho conjunto”, ressaltou Leane.
 
Para a campanha educativa, folhetos, jornais, sites, e impressos estão sendo utilizados e distribuídos para a comunidade de Talismã, Jaú do Tocantins e Alvorada, com o intuito de diminuir possíveis focos de incêndios florestais nos municípios. A  orientação ajuda a combater as Queimadas. “Evita que o fogo se espalhe. Quanto mais trabalhado for esse tema, mais estaremos protegidos”, ressaltou.

A ação seguirá durante toda a temporada de incêndios e principalmente próximos das rodovias e da ferrovia. O Municipio de Talismã conta hoje com 256 propriedades na Zona Rural. Área territorial: 1.503,79 Km2. População: 2.668 habitantes. Cada propriedade Rural receberá o Comunicado da Defesa Civil Municipal e a Zona Urbana a Vigilância Sanitaria também vai enviar o documento aos moradores.

O coordenador Municipal de Defesa Civil, João Carlos Lopes mencionou a seguinte matéria já divulgada pela mídia:

Comitê aprova 12 ações de combate as queimadas no Tocantins

18/04/2011 - Luiz Melchiades
Foto: Álvaro Vallim

Membros do Comitê aprovaram ações de educação ambiental e fiscalização para rigorosa para causadores de queimadas.

Propostas para um Plano de Ações que visa combater as queimadas. Esse foi o principal tema da 2ª reunião do Comitê de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, que aconteceu na última sexta-feira, 15, na sede da Defesa Civil, em Palmas. O Comitê, coordenado pela própria Defesa Civil, aprovou 12 ações que serão desenvolvidas de maio a dezembro de 2011, com o objetivo de tirar o Tocantins dos primeiros lugares no ranking de foco de incêndios florestais.

Presente na reunião, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável apresentou um plano focado em ações de educação ambiental nas escolas, veículos de comunicação (Programa Meio Ambiente no Rádio) e em parceria com a iniciativa privada para disseminar mensagens de alerta aos riscos que as queimadas apresentam para a vida nos campos e nas cidades.

Também será papel da Secretaria a busca de recursos financeiros para viabilizar os principais programas que serão executados pelos órgãos que integram o Comitê. “Temos condições de conseguir parcerias e recursos para apoiar os programas que irão trabalhar diretamente nas unidades de conservação, cidades e comunidades que geralmente são afetadas pelas queimadas”, afirmou Fabrizio Fonseca, técnico da diretoria de desenvolvimento sustentável e meio ambiente da SDS.

Mais rigor e ampla campanha

No encontro, os membros do Comitê entenderam que deverá haver mais rigor nas ações dos órgãos de fiscalização para identificar e penalizar os causadores de queimadas. “Para isso, o papel da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Metropolitana serão fundamentais”, apontou Fabrizio Fonseca, citando também a participação das Brigadas contra Incêndios, Ibama e Naturatins na frente de combate às queimadas.

Paralelamente o Comitê desenvolverá ações de prevenção e educação para minimizar a degradação ambiental causados pelos incêndios. Nesse sentido, a Secretaria de Comunicação anunciou que a partir de maio irá coordenar uma ampla campanha de mídia, eventos e ações de envolvimento, que acontecerá em todo o Estado.

Participaram da reunião técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Defesa Civil, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Secretaria das Cidades, Secretaria da Educação e Cultura, Secretaria da Saúde, Secretaria da Comunicação, Naturatins, Ruraltins, Adapec, Ibama, ICMBio, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana de Palmas, Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços de Palmas, do Ministério Público Estadual do Tocantins e a Ong Brigada de Incêndios Florestais Sem Fronteira - BIFSF.

Conheça as 12 Ações do Comitê de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas do Tocantins:

1 - Campanha educativa de prevenção ao fogo
2 - Visita de sensibilização e orientação aos produtores rurais
3 - Palestras para os agentes Ambientais e Agentes de saúde da Família
4 - Promover Monitoramento de Queimadas e Prevenção de Incêndios Florestais
5 - Promover a capacitação de brigadas civis de prevenção e combate a incêndios
6 - Busca de sustentabilidade das Brigadas Civis de Combate a incêndios florestais
7 - Limpeza (roçagem) de áreas prioritárias
8 - Combate aos incêndios florestais e controle de queimadas
9 - Ampliar as ações de implementação de Protocolos Municipais de Uso do Fogo
10 - Descentralização das orientações para autorizações de Queima Controlada
11 - Caracterização das atividades agropecuárias que fazem uso do fogo no Estado, estabelecendo o período de autorização de queima
12 - Reprimir o uso ilegal do fogo.

Após explicar a matéria acima citada, João Carlos disse que de agora em diante nenhum órgão estará isolado na realização de suas atividades, que o infrator será inibido e caso descumpre o comunicado será punido segundo a gravidade do ato. Disse ainda que estará em Palmas no lançamento da campanha contra as queimadas.

Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 19h40min. 26 de abril de 2011

 

Contato

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.