CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

Defesa Civil realiza contenção de erosão com Pneus


Contenção de erosão com barreira de pneus apresenta resultados surpreendentes

Uma medida simples e barata está resolvendo o caso das erosões e assoreamento das nascentes do Ribeirão Bacabinha localizadas na Fazenda Diamente II , no Município de Talismã.

As Barreiras de Pneus construídas na Fazenda Diamante II, está surpreendendo seus executores, as águas das chuvas estão deixando grande quantidade de sedimentos e substratos ancorados nas barreiras de contenção, as quais foram feitas em experiências.

A medida consiste na sobreposição dos pneus nas áreas atingidas pela erosão, através de amarração, e o seu preenchimento com terra ou qualquer outro produto que não gere danos ao meio ambiente, garantindo uma maior estabilidade à pilha de pneus. Quanto maior o diâmetro dos pneus, melhor o resultado, daí a preferência por pneus de veículos grandes, como caminhões e máquinas agrícolas. Bambu e árvores, também vão ser plantadas nas proximidades para dar maior sustentabilidade ao projeto.

Todo este trabalho você pode acompanhar no Site: www.talisma-to.com.br Página Projeto S.O.S Natureza, ou na TV WEB. Programa Talismã Agora – Projeto S.O.S Natureza – Barragem de Contenção com Pneus. No You Tube: Grupo Raiz da Terra – Barreira de Contenção com Pneus – Recuperação de Nascentes.   Caso quiser saber mais – Fone: (63) 3385 – 1246.

Depois de sofrer vários anos com a erosão e assoreamento das nascentes do Ribeirão Bacabinha os proprietários José Nelson e Aparecida Eleine, procuraram ajuda ao Grupo Raiz da Terra que em nome do Município de Talismã realizou no ano de 2010 um estudo da área, levando até a propriedade técnicos do Naturatins, o topógrafo Luiz Gaudioso, alunos da rede publica estadual e municipal, lá ficaram por dois dias, percorreram a área e demarcaram algumas curvas de nível, dando seguimento as ações do Projeto S.O.S Natureza.

Após voltar da expedição uma alternativa encontrada foi a construção de barreiras de pneus, daí então seu proprietário foi aconselhado a recolher os pneus velhos depositados em borracharias e nas propriedades vizinhas e usá-los para a contenção dos desmoronamentos de terras em sua Fazenda, mas o mesmo não sabia utilizar de forma adequada, então o Presidente do Grupo Raiz da Terra e Coordenador de Parques, Jardins e Defesa Civil, o senhor João Carlos, foi com sua equipe de Brigadistas da Brigada Anjos da Selva e construíram no dia 04/02/2011, varias barreiras ao longo das voçorocas, porém o trabalho vai prosseguir e assim que outros pneus forem ajuntados serão construídas mais barreiras até a eliminação das valas.

A idéia foi do Borracheiro Irã, porém José Nelson pensou que fosse uma zombaria do borracheiro, mas com aquele conselho no pensamento foi procurar a Defesa Civil de Talismã, ou seja João Carlos, que imediatamente deu vida ao trabalho e então dezenas de pneus foram ajuntados e transportados até a fazenda. Esta é uma forma viável e rápida de se conter erosões em áreas degradadas.

Conferimos:

Área de eroão - Causa: uso inadequado do solo

Evolução da Erosão - fase critica.

Área com desmoronamento - Fase Critica.

Material pneumáticos;

Apoio mecanizado;

Primeira barreira de contenção de Pneus - Inicio das voçorocas. As barreiras são construidas a cada 50 metros, uma da outra;

Barreira construída no cruzamento de três canais de erosão;

Barreira construida para proteção da mata ciliar com desmoronamento;

Barreira construida no cruzamento de duas valas;

Equipe fica exausta...

Equipe abastece o estômago!!!

De volta ao trabalho;

Barreira construidas em locais com rachaduras nos barrancos;

Barreira construídas no cruzamento de cinco canais;

De volta para Talismã.

Grande quantidade de sedimentos são ancorados nas barreiras.

Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 19h10min. 04 de fevereiro de 2011

_____________________________________________________

Contato

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.