A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Grupo Raiz Da Terra) continua com o trabalho de retirada de colméias que se instalam na zona urbana de Talismã. No mês de dezembro (2011), no bairro Cidade Nova, abelhas alojaram em cinco residências e em uma borracharia. As solicitações das retiradas dos insetos foram feitas através do telefone de Platão Permanente (63) 8473 – 1148 da Defesa Civil Municipal, único órgão que realiza esse trabalho no Município.
As abelhas africanizadas têm o veneno apitoxina, mais forte que as outras espécies. Por isso, elas causam mais mortes e ferimentos. A picada de uma abelha desta espécie pode causar distúrbios neurotóxicos, hemorrágicos e hemolíticos. Elas se deslocam do campo para a cidade e acabam se instalando em áreas onde há muito verde. Por essa razão, tem sido muito comum as solicitações de moradores de bairros onde possuem quintais com muitas árvores. A Defesa Civil Municipal alerta a população para que, ao notar um enxame de abelhas em casa, ligue para a Defesa Civil solicitando a ida ao local.
Três anos a trás (30/01/2009), os Bombeiros da 4ª Companhia, em Gurupi, foram acionados resolver o caso, mas ao chegarem a Talismã, Cabo Paiva (Policia Militar – Talismã) e João Carlos (Defesa Civil Municipal), já haviam dominado parte da situação, interditando a escola, isolado a área e fazendo a retirada das abelhas, então os bombeiros apoiaram em parte das ações, que prosseguiram por mais de dois meses e para não eliminar aqueles enxames mais agressivos a Associação dos Apicultores de Porangatu – GO, cedeu caixas e depois veio recolher as abelhas, que foram conduzidas até o criatório existente no Município. Totalizando 54 enxames de abelha-europeia(Apis mellifera), também conhecida por Abelha Africanizada.
Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra
Postado por Jornal Universo Agora às 19h00min. 31 de dezembro de 2011
Site: www.talisma-to.com.br
Mural de Recados
email:gruporaizdaterra@hotmail.com
telefone: (63) - 3385 - 1246 e
(63) 8473 - 1148
página oficial:
GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ -
TOCANTINS - BRASIL.