CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

III Seminário Intermunicipal de Meio Ambiente e Defesa Civil do Sul e Sudeste do Tocantins sobre Incêndios Florestais e Queimadas

DEFESA CIVIL (Talismã, Jaú, e Estado do Tocantins), realiza palestra no município de Alvorada do Tocantins mostrando técnica e experiência na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Também inicia o processo de implantação da COMDEC - Alvorada.

No dia 05 de maio de 2011, no auditório da Câmara Municipal de Alvorada, a DEFESA CIVIL (Talismã, Jaú, e Estado do Tocantins), realiza palestra no município de Alvorada do Tocantins mostrando técnica e experiência na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e ao Desmatamento. Também inicia o processo de implantação da COMDEC - Alvorada. Na ocasião, o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã João Carlos Lopes deu abertura ao Seminário explanando sobre a experiência do município de Talismã na referida COMDEC – Coordenação Municipal de Defesa Civil e deu exemplo de seu trabalho.

Após comentar sobre as “Queimadas e o Desmatamento” foi comentado sobre Implantação e Operacionalização de COMDEC - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que tem suas atividades voltadas para o período de normalidade e de anormalidade. Tenente Nilton Rodrigues dos Santos da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Gurupi, deu exemplo da Defesa Civil de Talismã, na sua forma de atuação (prevenção, combate, monitoramento, disciplina e dedicação) e também se disponibilizou a ajudar no processo de implantação da COMDEC – Alvorada.

Esse tipo de ação corresponde à um Pacto de Cooperação Intermunicipal que tem como  objetivo é orientar e apoiar os municípios que fazem divisa com Talismã, ou quem solicitar, produtores rurais, assentados, clubes de serviço, organismos governamentais e não governamentais e a comunidade em geral em relação aos mecanismos de prevenção, controle e combate as queimadas, incêndios florestais e o desmatamento.

A palestra foi voltada para os mecanismos de controle e combate as queimadas e alternativas e experiências de superação do uso do fogo, Nilton falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e parceiros, visando diminuir o número de focos de queimadas no Estado.

Como Alvorada ainda não tem a Coordenação Municipal de Defesa Civil sediou um Seminário bem diferente dos outros anteriores, o plenário estava repleto de lideranças Governamentais e não Governamentais, o que pode fazer uma grande diferença, pois se cada um fizer sua parte, o Sul e Sudeste do Tocantins será em breve uma referencia para o mundo.

E falando em referencia... A Prefeita Miriam Ribeiro de Talismã é de fato um marco ambiental do Tocantins ao lado de João Carlos Lopes, além de ter um conhecimento surpreendente da causa, apóia e participa de todos os eventos a qual é convidada e em Alvorada não foi diferente, os demais prefeitos envolvidos mandaram representantes, mas lá estava Miriam, como sempre alegre e disposta a lutar em nome da Natureza e do bem estar da sua gente, em seu discurso foi firme em defesa da fauna e da flora, agradeceu aos presentes e mais uma vez parabenizou os organizadores: João Carlos Lopes (Talismã),  Paulo Félix da Silva Ribeiro (Jaú do Tocantins), Narla Núbia R. de Moura (Alvorada). Também convidou a todos para as festividades do aniversario da cidade no dia 26.

Paulo Félix da Silva Ribeiro Secretario de Administração e Defesa Civil de Jaú do Tocantins, destacou mais uma vez o trabalho da dupla de ambientalistas formada pela Prefeita Miriam Ribeiro e pelo Coordenador de Defesa Civil João Carlos, pela facilidade de mobilização social, agradeceu aos presentes pela participação e justificou a ausência do Prefeito João Luiz Cirqueira Costa (Jaú do Tocantins) e aprersentou seu colega, o popular Carlinhos (Jaú).

O Cabo Gillvagno Vieira Flor do 3º Pelotão da Cipama - Companhia Independente de Policiamento Ambiental em Gurupi,, que vem acompanhando A caravana é o responsável pela Legislação Ambiental e sua forma de execução e todas as duvidas foram sanadas.

1º Sargento Colemar Mendes de Sousa Secretario Regional de Defesa Civil do Sul do Tocantins, explicou o papel da Defesa Civil e mais uma vez citou Talismã como referencia, devido ao trabalho prestado.

A Defesa Civil Estadual atendeu todos os chamados do Grupo Raiz da Terra, enviando palestrantes, e dando suporte necessário para o bom andamento das atividades, na sede em Palmas o Cabo Araujo é o elo entre as instituições, mas para conhecimento de nosso publico repassamos as seguintes informações:

COORDENADORIA ESTADUAL – CEDEC/TO
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Tocantins
403 sul Avenida NS 05 com Avenida LO 09
Palmas/TO
77.015-560

Expediente:

08:00h às 18:00h - horário de almoço de 12:00h às 14:00h
Coordenador
CEL QOBM HERACLIDES PEREIRA FILHO
Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Tocantins
Coordenador Adjunto:
TEN CEL BM Reginaldo Leandro da Silva
Secretário Executivo:
Major BM Geraldo da Conceição Primo

Contatos:

Telefone: (63) 3218-4718 e 3218-4720
Fax: (63) 3218-4732
E-mail: defesacivil.to@bol.com.br
Sítio: www.bombeiros.to.gov.br

O Corpo de Bombeiros de Gurupi - Capitão Carlos Alberto Rodrigues.

Defesa Civil de Talismã - Coordenador Municipal João Carlos Lopes;

Defesa Civil Jaú do Tocantins - Secretario de Administração e Defesa Civil Paulo Félix da Silva Ribeiro.

A equipe Sanou todas as duvidas do publico;

Narla Núbia R. de Moura (Alvorada), agradeceu a presença de todos e ao Prefeito de Alvorada Reginaldo Martins Rodrigues do DEM / TO por ter concedido espaço para a realização do evento.

O Vice-Prefeito de Talismã, participou do seminario e falou da importância dele para as futuras gerações.

Professor Roberto, destacou o trabalho que realiza junto aos alunos e parabenizou aos organizadores do evento pela iniciativa.

Equipe de Talismã: Prefeita Miriam, coordenadora de meio Ambiente Kassandra e Coordenadora de Vigilância Sanitaria Carmelita ( Talismã). Coordenador de Esportes Reginaldo de Moura, Vice-Prefeito Professor Adão. Brigadistas Deusair, José Marciano e Orismaire, Dançarinas e atriz (Grupo Raiz da Terra): Weslane e Patrícia, Coordenador de Defesa Civil João Carlos e Alfredo Aparecido.

Equipe de Alvorada: Secretaria Municipal de Saúde Eliabe Oliveira Bessa, Secretaria Administração Maria Aparecida T. Moura, Coordenadora Municipal de Vigilancia Sanitária Narla Núbia R. de Moura, Coordenadora de Endemias Ariane, Coordenadora da Ruraltins, Dr. Edina, Professora de geografia Silvana, Professores de biologia Roberto e Patricia e outros mais.

Distribuição do Jornal Talismã Agora para os participantes.

Auditório da Câmara de Alvorada do Tocantins.

Mais informações no dia 10/05/2011

Postado por Informativo Talismã Agora às 23h47min. 05 de maio de 2011

Contato

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.