CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

DEFESA CIVIL FAZ PREVENÇÃO, CONTROLE E MONITORAMENTO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM TALISMÃ

Michael Vinicios Aparecido Garcia de Souza
05/07/2014 - 11:00

A Defesa Civil de Talismã e a Brigada Anjos da Selva, estão fazendo a prevenção, combate e o monitoramento, dos incêndios florestais no município de Talismã. Nesta sexta-feira (04), os agentes percorreram uma das duas regiões consideradas as que mais realizam queimadas, notificaram e orientaram os produtores sobre o uso inadequado do fogo.

Em uma das propriedades visitadas funcionários foram surpreendidos colocando fogo em horário inadequado e dentro do período em que até as queimadas controladas estão proibidas (Julho, Agosto e setembro - região Sul e Sudeste do Tocantins), quando os agentes chegaram de surpresa no local onde estava sendo queimado, os trabalhadores demonstraram temor. O gerente ao ser orientado não foi contra assinar a notificação.

Prevenção: A Brigada Anjos da Selva ministra palestras, cursos, seminários, educação ambiental, queima controlada, aceiros, roçadas, aceiro negro e outros.

Combate: A brigada se divide em três frentes de trabalho, a primeira mecanizada (trator com lamina), responsável pelo aceiro, à segunda de ataque direto com equipamentos manuais e a outra de supervisão com um trator pipa, é levado em consideração a vigilância, comunicação, zona de segurança, rota de fuga, posição geográfica, horário,  temperatura, umidade relativa do ar, posição e velocidade do vento, para que seja dada uma  resposta rápida e bem planejada, para que possa controlar e eliminar  as chamas.

Monitoramento: o monitoramento é realizado via satélite e pelas três bases de observação (contato Visual), de onde é possível visualizar todo o território municipal e adjacentes. Também conta com apoio da Comunidade e da Radio Talismã FM 87,9.

Quando é visualizado qualquer foco de incêndio florestal, uma equipe entra em contato com uma fazenda daquela região ou até mesmo com a propriedade em questão e no caso de incêndio a equipe de combate entra em ação no menor tempo possível e caso seja informado pela linha de emergência a equipe faz o deslocamento imediato para a área atingida e na hipótese de ser percebida pelo satélite a propriedade é informada e notificada e pode ser até multada pelo órgão competente.

  Ressaltando que o governo do Estado declarou e decretou no último dia 27 de junho no Diário Oficial, situação de emergência por risco de desastre ambiental resultante de queimadas e incêndios em toda a área de cobertura vegetal do Estado do Tocantins. Porém centenas de fazendas na região sul e sudeste do Estado continuarão a realizar queimadas, pois as áreas estão desmatadas e enleiradas (leiras) e os produtores necessitam da limpeza do local para completar o serviço pretendido e não obedecerão as restrições do calendário (julho, agosto e setembro), onde as queimadas autorizadas estão suspensas.

Em apoio aos produtores nestas condições, o município de Talismã, por meio da Defesa Civil Municipal e da Brigada Anjos da Selva, estão oferecendo uma opição de queima neste período critico, primeiro o produtor preenche um formulário de interesse de queima, com este documento a Defesa Civil e a Brigada Anjos da Selva, realizam uma vistoria na propriedade e diante das condições oferecidas pela fazenda, é criado um plano de queimada, contendo todas as informações técnicas e praticas da propriedade.

As fazendas que não atendem as exigências, a Brigada Anjos da Selva entra em ação, fazendo as adequações na propriedade como, por exemplo: fazendo aceiros, e colocando maquinas, equipamentos e pessoal suficiente para  realizar o serviço de queima controlada. Neste caso a queima é realizada por brigadistas profissionais e sob a responsabilidade do Brigadista Chefe da Brigada João Carlos Lopes, também coordenador Municipal da Defesa Civil.

Rota Circular - Divisa: Talismã, Jaú do Tocantins e Porangatu -GO.

Fone (63) 3385 - 1246 e Plantão Permanente (63) 8473 - 1148

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.